MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Carta aos Brasileiros" terá cobertura em tempo real por Migalhas
Manifesto | Defesa da democracia

"Carta aos Brasileiros" terá cobertura em tempo real por Migalhas

O ato será nesta quinta-feira, 11, na Faculdade de Direito da USP, às 11h.

Da Redação

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Atualizado às 17:51

Nesta quinta-feira, 11, a Faculdade de Direito da USP, no Largo de S. Francisco, será palco de manifestação histórica em defesa da democracia.  

O ato será transmitido em tempo real por Migalhas. A leitura da nova "Carta aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito" está prevista para às 11h.

Hoje, artistas como Fernanda Montenegro, Marisa Monte, Anitta, Milton Nascimento, Djavan, Dira Paes, Caetano Veloso, Wagner Moura e Chico Buarque, gravaram vídeo com a leitura da "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros pela Democracia", em apoio ao manifesto.

Cronograma

10h: Salão Nobre - leitura de manifesto subscrito por 107 entidades.

11h - 11:30h: Largo de S. Francisco - leitura da "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito".

Adesões

O texto já alcança quase 900 mil adesões. Entre os assinantes, estão mais de 300 entidades, milhares de magistradosmembros do MP e artistasPolíticos de todas as ideologias e locais (entre eles os candidatos à presidência Ciro, Lula e Simone), preocupados em manter o Estado de Direito, também assinam a carta.

O texto está disponível em seis línguas diferentes. No site, há depoimentos em vídeos de personalidades como Luciano Huck e Juca Kfouri. 

 (Imagem: Bruno Rocha/Agência Enquadrar/Folhapress)

Em cobertura especial, Migalhas acompanhará leitura da "Carta aos Brasileiros" na faculdade de Direito da USP.(Imagem: Bruno Rocha/Agência Enquadrar/Folhapress)

Primeira Carta aos Brasileiros

Há 45 anos, a primeira Carta aos Brasileiros foi lida pelo eterno Mestre Goffredo Telles Junior, no páteo das Arcadas do Largo S. Francisco. O episódio representou importante marco para a redemocratização do país. 

Em agosto de 1977, quando o Brasil ainda vivia as barbáries da ditadura, o saudoso mestre Goffredo lia para uma multidão, no território livre das Arcadas, a carta, subscrita por professores, advogados e juristas. A mensagem goffrediana era de ordem social justa, liberdade e justiça.

"Os ideais do Estado de Direito, apesar da conjuntura da hora presente, vivem e atuam, hoje como ontem, no espírito vigilante da nacionalidade", anunciou Goffredo. Vigilante estava, de fato, a população: havia menos de dois anos que, nos porões do DOI-Codi, Waldimir Herzog foi morto sob tortura.

Ao fim, o brado: "Estado de Direito, já!".

A Carta aos Brasileiros foi a contribuição gofrediana que marcou o início do fim. Era chegada a hora de destituir a ditadura.

Nova Carta aos Brasileiros

A carta traz palavras em defesa da democracia e do sistema eleitoral, e é inspirado na proclamação de direitos chamada de "Carta aos Brasileiros", de 1977, que foi importante marco contrário ao regime militar, escrito e lido pelo mestre Goffredo da Silva Telles Jr. no páteo das Arcadas do Largo S. Francisco.

Para aderir, acesse o site oficial (estadodedireitosempre.com) do manifesto. Além disso, na aba "Adesões", os internautas podem consultar quem aderiu, além da busca pela inicial, que ficou praticamente impossível (tal a quantidade), pelo nome e um sobrenome da pessoa.

Em lista divulgada, lobrigam-se nomes da história contemporânea brasileira, incluindo 17 subscritores da Carta de 77.

O documento de agora recorda a lição de Goffredo Telles Júnior, que está estampada em nossa Constituição:

"Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas