MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 1.000.000 assinam a "Carta aos Brasileiros"
Manifesto | Defesa da democracia

1.000.000 assinam a "Carta aos Brasileiros"

Um milhão de pessoas assinam carta em defesa da democracia, que hoje, 11 de agosto, foi lida no páteo das Arcadas do Largo S. Francisco.

Da Redação

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Atualizado em 12 de agosto de 2022 07:33

Talvez não haja 11 de agosto, desde 1827, que se ombreie ao que se viu hoje na Faculdade de Direito de São Paulo e em inúmeras academias espalhadas pelo país. De fato, foram momentos memoráveis.

E quando já se imaginava que estava de bom tamanho de emoções para um só dia, após a leitura da "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito", outra ventura nos aguardava.

Com efeito, na noite desta quinta-feira, o site que colhe as adesões ao texto ultrapassa a marca inacreditável de 1.000.000 (um milhão) de adesões.

1.000.000 de brasileiros e brasileiras, em uníssono, estão afirmando que não admitem que se ameace nosso Estado Democrático de Direito.

Nunca se viu mobilização igual na Academia de Direito, e no país algo semelhante só se deu no movimento das Diretas Já.

11 de agosto de 2022

Em SP, a quinta-feira foi imorredoura na mente de todos que tiveram a oportunidade de acompanhar.

O ato reuniu milhares de pessoas. Uma festa democrática sem par: salão nobre abarrotado de gente; páteo completamente tomado; uma multidão de dezenas de milhares de pessoas no Largo S. Francisco. 

Leram o texto as professoras Eunice de Jesus Prudente, Maria Paula Dallari Bucci e Ana Elisa Liberatore Bechara, e o antigo aluno e ex-ministro do Tribunal Superior Militar Flavio Flores da Cunha Bierrenbach. Assista.

Brasileiros e brasileiras

Entre os assinantes da carta, estão entidadesmagistradosmembros do MP e artistas.

Além disso, assinam a carta políticos de todas as ideologias e locais (entre eles candidatos à presidência e ex-presidentes como Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma e Temer). 

O texto está disponível em seis línguas diferentes. E há depoimentos em vídeos de personalidades.

 

Primeira Carta aos Brasileiros

Há 45 anos, a primeira Carta aos Brasileiros foi lida pelo eterno Mestre Goffredo Telles Junior, no páteo das Arcadas do Largo S. Francisco. O episódio representou importante marco para a redemocratização do país. 

Em agosto de 1977, quando o Brasil ainda vivia as barbáries da ditadura, o saudoso mestre Goffredo lia para uma multidão, no território livre das Arcadas, a carta, subscrita por professores, advogados e juristas. A mensagem goffrediana era de ordem social justa, liberdade e justiça.

"Os ideais do Estado de Direito, apesar da conjuntura da hora presente, vivem e atuam, hoje como ontem, no espírito vigilante da nacionalidade", anunciou Goffredo. Vigilante estava, de fato, a população: havia menos de dois anos que, nos porões do DOI-Codi, Waldimir Herzog foi morto sob tortura.

Ao fim, o brado: "Estado de Direito, já!".

A Carta aos Brasileiros foi a contribuição gofrediana que marcou o início do fim. Era chegada a hora de destituir a ditadura.

Nova Carta aos Brasileiros

A carta traz palavras em defesa da democracia e do sistema eleitoral, e é inspirado na proclamação de direitos chamada de "Carta aos Brasileiros", de 1977, que foi importante marco contrário ao regime militar, escrito e lido pelo mestre Goffredo da Silva Telles Jr. no páteo das Arcadas do Largo S. Francisco.

Para aderir, acesse o site oficial (estadodedireitosempre.com) do manifesto. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas