MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF restringe poder da Assembleia de PE em crime de responsabilidade
Plenário virtual

STF restringe poder da Assembleia de PE em crime de responsabilidade

Prevaleceu entendimento do relator, ministro Fachin.

Da Redação

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Atualizado às 15:48

Por unanimidade, o plenário do STF, em sessão virtual, julgou inconstitucional trecho da Constituição de Pernambuco que permitia a convocação, pela Assembleia Legislativa, do procurador-geral de Justiça e de dirigentes da administração indireta para que prestem informações sobre assuntos previamente determinados, imputando a prática de crime de responsabilidade nos casos de ausência sem justificação adequada.

A ação

O PGR Augusto Aras ajuizou 15 ADIns no STF contra dispositivos de Constituições estaduais e distrital que concedem às Assembleias Legislativas prerrogativas de convocar autoridades para prestar informações sobre assuntos previamente determinados, imputando a prática de crime de responsabilidade nos casos de ausência sem justificação adequada. Uma dessas ações é a ADIn 6.640, de Pernambuco.

De modo geral, o procurador-Geral argumentou que as normas estaduais estabelecem disciplina paralela à da legislação Federal, em desrespeito à separação dos Poderes, à competência privativa da União para legislar sobre Direito Penal e às prerrogativas do parlamento de convocar pessoalmente e requisitar informações de titulares de órgãos diretamente subordinados à chefia do Executivo.

Eis o teor do dispositivo questionado (art. 13, §§ 2º e 3º, da Constituição do Estado de Pernambuco):

"Art. 13. A Assembléia Legislativa receberá, em reunião previamente designada, o Governador do Estado e o Presidente do Tribunal de Justiça, sempre que estes manifestarem o propósito de expor assunto de interesse público.

(.)

§ 2º Os Secretários de Estado, o Corregedor Geral da Justiça, os Procuradores Gerais da Justiça, do Estado e da Defensoria Pública e os dirigentes da administração direta, indireta ou fundacional são obrigados a comparecer perante a Assembléia Legislativa, quando convocados, por deliberação de maioria, de Comissão Permanente ou de Inquérito, para prestar, pessoalmente, informações acerca de assunto previamente determinado.

§ 3º A falta de comparecimento, sem justificativa adequada, a recusa, o não-atendimento de pedido de informações no prazo de trinta dias e a prestação de informações falsas importam em crime de responsabilidade."

Voto do relator

Relator do caso, ministro Edson Fachin considerou que o legislador constituinte estadual extrapolou o limite atribuído ao poder constituinte decorrente.

"Ao referir-se à possibilidade de convocação de Procuradores-Gerais de Justiça, do Corregedor Geral da Justiça, dos membros da Defensoria Pública e de dirigentes da administração direta, indireta e fundacional, o dispositivo impugnado desobedece a lógica imanente ao art. 50 da Constituição da República, que compreende o controle de autoridades diretamente subordinadas a Chefe do Poder Executivo. A ordem jurídica estadual poderia, portanto, apenas referir-se a cargos correspondentes ao de Ministro de Estado, isto é, a Secretário de Estado ou equivalente em termos de organização administrativa."

Com efeito, conheceu da ação para julgá-la parcialmente procedente e declarar a inconstitucionalidade das expressões "Corregedor-Geral da Justiça, "Procurador-Geral da Justiça", "Defensoria Pública" e "dirigentes da administração indireta ou fundacional" constantes do § 2º do art. 13 da Constituição do Estado de Pernambuco.

Deu ainda interpretação conforme a expressão "dirigentes da administração direta" de modo a restringir a possibilidade de sua convocação pela Assembleia Legislativa apenas quando estiverem diretamente subordinados ao governador do Estado.

A decisão foi unânime.

Leia a íntegra do voto do relator.

 (Imagem: Alepe)

STF limita poder da Assembleia de PE em crime de responsabilidade.(Imagem: Alepe)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas