MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hang indenizará por chamar Padre Lancellotti de bandido no WhatsApp
Danos morais

Hang indenizará por chamar Padre Lancellotti de bandido no WhatsApp

O grupo no qual o empresário enviou as mensagens é o mesmo em que aliados do presidente defenderam golpe de Estado em caso de vitória de Lula nas eleições 2022.

Da Redação

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Atualizado em 25 de agosto de 2022 07:57

O bolsonarista Luciano Hang terá que indenizar o Padre Julio Lancellotti por chamá-lo de bandido em grupo de empresários no WhatsApp. A juíza de Direito Eliana Adorno de Toledo Tavares, do JEC de Vergueiro/SP, considerou que a afirmação "quem defende bandido, bandido é" constitui claro abuso ao exercício da liberdade de expressão, atingindo a honra do religioso.

O grupo no qual o empresário enviou as mensagens é o mesmo em que aliados do presidente defenderam golpe de Estado em caso de vitória de Lula nas eleições 2022.

Consta nos autos que as mensagens de Hang criticando o padre foram publicadas em grupo de WhatsApp "Empresários & Política", do qual participam diversas pessoas, e replicadas nos sites.

 (Imagem: Reprodução)

Hang indenizará Padre Lancellotti por chamá-lo de bandido.(Imagem: Reprodução)

Hang teria dito sobre o padre: "É da turma do Lula. Hipocrisia pura. Temos que ensinar a pescar, e não dar o peixe. Cada dia que passa é mais malandro vivendo nas costas de quem trabalha" e "A Igreja Católica é cúmplice das mazelas do PT. Foram os fiadores de tudo o que aconteceu. Não podemos generalizar, mas ajudaram bastante o PT a chegar ao poder".

Para a magistrada, as falas representam crítica, ainda que ácida, ao padre, seu trabalho e à Igreja Católica, e a afirmação "quem defende bandido, bandido é" constitui claro abuso ao exercício da liberdade de expressão, atingindo a honra de Lancellotti.

Assim, entendeu ilícita a manifestação do empresário lançada em grupo do qual participam outros empresários.

Diante disso, julgou procedente o pedido, para condenar Hang ao pagamento, a título de indenização por danos morais, de R$ 8 mil.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas