MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre o professor Antonio Magalhães Gomes Filho
Falecimento

Morre o professor Antonio Magalhães Gomes Filho

Docente de Processo Penal, Antonio Magalhães foi diretor da Faculdade de Direito da USP de 2010 a 2014.

Da Redação

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Atualizado em 13 de setembro de 2022 08:45

Faleceu nesta tarde, 12, o  ex-diretor e professor da Faculdade de Direito da USP, Antonio Magalhães Gomes Filho.

Foi na Faculdade do Largo de São Francisco que docente se graduou, fez mestrado e doutorado. Iniciou a livre-docência, em 1995. Conquistou a titularidade da cadeira de Direto Processual Penal, em 2001.

Na área de sua especialidade, possui vários livros publicados, sendo ainda autor de inúmeros capítulos de livros, artigos doutrinários e pareceres jurídicos publicados no Brasil e no exterior.

 (Imagem: Reprodução/FDUSP)

ex-diretor e professor da Faculdade de Direito da USP, o professor Antonio Magalhães Gomes Filho.(Imagem: Reprodução/FDUSP)

Desafios cursos

Em 2012, em entrevista à TV Migalhas, Antonio Magalhães Gomes Filho elencou os desafios que deveriam ser enfrentados no ensino do Direito e destacou os aspectos que qualificavam um curso jurídico para além dos índices de aprovação no exame de OAB. Relembre.

Nota de pesar

A Faculdade de Direito da USP publicou nota de pesar pelo falecimento do professor:

"É uma perda irreparável. Foi muito querido por todos seus amigos e soube conduzir com maestria a diretoria da Faculdade das Arcadas", lamentou o professor Celso Fernandes Campilongo, atual diretor da SanFran.

O professor Maurício Zanoide de Moraes, seu sucessor na Cadeira de titularidade na FDUSP, também lamentou a perda. No livro "Processo Penal Humanista", coordenado por Zanoide e pelos professores Gustavo Badaró, Marcos Zilli, Marta Saad, Maria Thereza Rocha de Assis Moura e Diogo Malan (UERJ), diversos artigos prestam homenagens a Magalhães, no livro "Processo Penal Humanista", com o artigo "Professor Magalhães: lições de vida a seus alunos". "Neste livro, descrevo o professor Magalhães, ressaltando sua consciência humana e como docente, sempre dedicado à formação de novos pensadores", assinala.

Extremamente gentil, a elegância no trato e no desenvolvimento das ideIas científicas mais difíceis e no debate. Era um professor profundamente estimados pelos alunos por seu jeito cordado no trato, sempre conduzindo as aulas de graduação de pós e nos debates científicos. Foi formador jurídico de gerações. por ele na maneira mais gentil, elegante e mais produtivo para produção científica.

Para a vice-diretora da FDUSP, professora Ana Elisa Liberatore Bechara, Magalhaes deixa um grande legado humanista para a sociedade e para o Judiciário. 'Como aluna do Professor Magalhaes, manifesto toda minha gratidão e admiração por esse grande jurista, que contribuiu de forma ímpar com o desenvolvimento do Direito Processual Penal brasileiro. Sensível à nossa realidade, formou gerações de pesquisadores e profissionais do Direito, que sempre estarão dedicados a honrar seu legado humanista'.

A presidente do STJ, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, docente no departamento de Processo Penal, também lamentou a morte de Magalhães.

Professor Magalhães, como era carinhosamente chamado, deixa duas filhas e netos. São elas Mariângela Gama de Magalhães Gomes, também professora na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na área de Direito Penal, e a economista Gabriela Gama de Magalhães Gomes.

Despedida

O velório será realizado no Funeral Home em Bela Vista, das 8 horas às 15 horas. O enterro será nesta terça-feira, 13, às 16 horas. 

Informações: FDUSP

Patrocínio

Patrocínio Migalhas