MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Negada comissão a corretor que não mostrou resultado útil de atuação
Comissão | Corretor

Negada comissão a corretor que não mostrou resultado útil de atuação

Magistrado negou pedido de comissão por considerar que o profissional deve não só intermediar, deve haver a comprovação de que houve o resultado útil da atuação.

Da Redação

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Atualizado às 13:34

O juiz de Direito Sérgio Elorza Barbosa de Moraes, da 5ª vara Cível de Presidente Prudente/SP, negou a um corretor comissão em negócio de R$ 11 milhões. Para o magistrado, o profissional deve atuar desde a pré-contratação até o término do negócio, e comprovar que houve o resultado útil de sua atuação.

O homem ajuizou ação pretendendo o recebimento de verba de comissão pela intermediação de negócio referente ao venda de terreno, ajustado com o comprador, aduzindo ter colaborado para a aproximação e concretização dos negócios jurídicos e com base em promessa efetuada pelo vendedor.

Ele alegou ter exercido a intermediação e aproximação das partes, sendo responsável pelo início das tratativas, postulando comissão com base em percentual sobre a venda. Pretende receber a quantia de R$ 663 mil, que se refere a 6% do negócio.

A empresa imobiliária, por sua vez, negou que celebrou o contrato em decorrência de intermediação do corretor, e admitiu que houve conversas, mas sem assumirem compromissos. Alegou que o negócio se deu diretamente entre as partes e o desfecho da compra estava condicionada a viabilidade do projeto e aprovação do empreendimento imobiliário pelos órgãos públicos.

 (Imagem: Freepik)

Corretor não terá comissão já que não mostrou resultado útil de atuação.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado ressaltou que o corretor deve ser um técnico habilitado, submetido a uma formação aferida por exames e curso técnicos, o qual não apenas representa um cliente perante algum interessado, mas que também lhe preste assessoria técnica desde a pré-contratação até o término do negócio, lhe auxiliando, quando o caso assim o exigir.

No caso em questão, o magistrado observou que o contrato especificou diversas condições que deveriam ser verificadas quanto a viabilidade técnica do empreendimento e aprovação pelos órgãos públicos e, se o homem foi corretor do negócio, tinha plena ciência dessas condições, "o que lhe obrigava a atuar também nas obrigações que cabiam a cada parte contratante".

"Assim, no caso dos autos, as provas apresentadas pelo autor, não são suficientes para indicar a existência de negócio jurídico entre as partes. A despeito da liberdade das formas (art. 107, do Código Civil), não há como reconhecer a contratação de um negócio de mais de onze milhões de reais, com algumas conversas via WhatsApp, sem qualquer documento concreto e convincente de que os demandantes acordaram a remuneração pela aproximação das partes, dentre outros."

O juiz enfatizou que para ter direito à comissão, por expressa imposição legal, não basta apenas a intermediação, devendo haver a comprovação de que houve o resultado útil da atuação do corretor.

"Do conjunto probatório não se extrai a certeza necessária para fundamentar a condenação pretendida, inexistindo elementos para concluir que houve intermediação com alcance do resultado."

Assim, julgou improcedente a ação.

O escritório Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados atua pela empresa.

Veja a decisão.

Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...