MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRE/SP autoriza registro de candidatura de Eduardo Cunha
Eleições 2022

TRE/SP autoriza registro de candidatura de Eduardo Cunha

O colegiado concluiu que, na data do requerimento do registro de candidatura, a inelegibilidade estava afastada.

Da Redação

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Atualizado às 07:32

Nesta quarta-feira, 14, por 4 votos a 2, o TRE/SP autorizou o registro de candidatura de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados e candidato a deputado Federal nas eleições de 2022. O colegiado acompanhou o voto do relator Marcio Kayatt no sentido de indeferir o pedido de impugnação.

Em agosto, o então presidente do STF, ministro Luiz Fux, derrubou uma decisão do TRF-1 que suspendia a inelegibilidade de Cunha. A defesa do político, todavia, argumentou ao Tribunal Eleitoral que o despacho de Fux foi proferido após o pedido de registro de candidatura ao TSE e, portanto, não poderia afetá-lo.

Ao analisar o caso, o colegiado concluiu que, na data do requerimento do registro de candidatura, a inelegibilidade estava afastada, vigorando a decisão proferida anteriormente pelo TRF da 1ª região.

"Considerando, pois, a data do protocolo do pedido de registro de candidatura, em 04/08/2022, ao passo que a decisão proferida pela Suprema Corte somente ocorreu na data de 18/08/2022, em estrita observância do quanto disposto no art. 11, §10, da Lei nº 9.504/97, não há inelegibilidade a ser considerada."

O relator foi acompanhado pelos juízes Maurício Fiorito, Marcelo Vieira e Afonso Celso da Silva.

 (Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil)

TRE/SP autoriza registro de candidatura de Eduardo Cunha.(Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil)

Veja a íntegra do relatório e do voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas