MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF mantém lei que isenta de IPVA veículo de leasing usado por aluguel
Plenário virtual

STF mantém lei que isenta de IPVA veículo de leasing usado por aluguel

Ministro Nunes Marques rejeitou pedido do governador do RS e foi acompanhado por todo o colegiado.

Da Redação

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Atualizado às 09:21

Em plenário virtual, os ministros do STF mantiveram lei estadual do Rio Grande do Sul que prevê a isenção do IPVA sobre automóveis adquiridos mediante arrendamento mercantil (leasing) e utilizados no transporte individual de passageiros, na categoria aluguel, prestado por permissionários. A decisão foi unânime.

A ADIn foi ajuizada pelo governador do Estado em face da lei 11.461/00.

O relator do caso, Nunes Marques, não vislumbrou nenhuma das inconstitucionalidades alegadas e julgou improcedente o pedido formulado.

"Não vislumbro qualquer violação ao princípio da legalidade ou ao modelo constitucional do fato gerador do IPVA. A concessão da isenção, na forma como posta, não implica tributação de fato diverso da propriedade de veículo automotor. A mera consideração do arrendamento mercantil na fórmula isentiva não tem o condão de transfigurar o fato gerador: ele permanece consistindo na propriedade do veículo pela instituição arrendante."

Segundo o ministro, o benefício questionado leva em conta, como critério diferenciador, a utilização dada ao bem arrendado, concretizando o princípio da igualdade relativamente aos permissionários de táxis que necessitem de financiamento para adquirirem carro a ser usado na dinâmica da prestação do serviço.

O entendimento foi acompanhado por todo o colegiado.

 (Imagem: Freepik)

STF mantém lei que isenta de IPVA veículo de leasing usado por aluguel.(Imagem: Freepik)

Acesse a íntegra do voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas