MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Renato Stanziola Vieira analisa projeto que quer alterar o CPP
28º Seminário Internacional de Ciências Criminais

Renato Stanziola Vieira analisa projeto que quer alterar o CPP

De dois anos para cá foi instituído um grupo de trabalho específico na Câmara para debater o tema, que atualmente está dissolvido por conta da sucessão dos congressistas.

Da Redação

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Atualizado às 10:13

Membro da direção do IBCCRIM, Renato Stanziola Vieira conversou com a TV Migalhas, durante o 28º Seminário Internacional de Ciências Criminais, sobre os projetos que pretendem modificar o CPP – Código de Processo Penal.  

Conforme explicou, em 2009 surgiu no Senado o PL 156/09 com o escopo de produzir um novo CPP. Aprovado pelo plenário, foi remetido à Câmara em 2011, ou seja, há mais de 10 anos. Ao longo do tempo, o projeto recebeu inúmeras emendas e muitos PLs apensados.

Segundo Renato, de dois anos para cá foi instituído um grupo de trabalho específico na Câmara para debater o tema, que atualmente está dissolvido por conta da sucessão dos congressistas.

“A posição do IBCCRIM é que os princípios fundamentais do CPP vindos do PLS 156/09 devem ser observados, sobretudo o princípio acusatório.”

Além disso, de acordo com o profissional, outra questão importantíssima é a instituição da figura do juiz de garantias, que está na gaveta de Fux há dois anos.

“A figura do juiz de garantias não significa um impulso à impunidade, ao contrário, significa uma celeridade na apreciação e melhoria de atribuição de competência dos juízes.”

Por fim, ressaltou a importância do respeito ao instituto do habeas corpus.

Assista:

O evento

O IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais realiza, de 19 a 21/10, em SP, o 28º Seminário Internacional de Ciências Criminais. O evento irá reunir mais de 30 palestrantes e terá mais de 20 horas de conteúdo, com debates sobre temas como "Advocacia criminal e direito de defesa", "200 anos do Tribunal do Júri", "Debates contemporâneos sobre absolvição penal", "Corrupção, compliance e perspectiva repressiva" e "Novas perspectivas de crime de lavagem de dinheiro".

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...