MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogados pedem que MPF investigue saudação nazista por manifestantes
Notícia-crime

Advogados pedem que MPF investigue saudação nazista por manifestantes

Grupo estendeu a mão direita durante o hino nacional. MP/SC disse que está apurando os fatos.

Da Redação

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Atualizado em 3 de novembro de 2022 13:08

Em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais, quatro advogados apresentaram notícia-crime ao MPF requerendo que seja investigado episódio em que manifestantes teriam realizado saudação nazista nesta quarta-feira, 2, na cidade de São Miguel do Oeste/SC. O grupo estendeu o braço direito enquanto era tocado o hino nacional brasileiro.

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

Advogados apresentam notícia-crime contra saudação nazista de manifestantes.(Imagem: Reprodução/Instagram)

A manifestação foi realizada em protesto após a derrota de Bolsonaro nas urnas no último domingo, 30. Os manifestantes, segundo a representação dos advogados, realizavam ato antidemocrático, no qual pediam por intervenção militar que subvertesse a vontade popular.

A notícia-crime é assinada pelos advogados Mauro Menezes, Lênio Streck, Marcelo Cattoni e Ranieri Resente. Segundo o documento, a saudação nazista "constitui conduta indiscutivelmente delituosa, que merece ser apurada, com a identificação subjetiva dos autores dessa abjeta manifestação e o seu necessário enquadramento no tipo penal respectivo, como forma não apenas de sancionar adequadamente o ilícito penal, como também de conter a disseminação do ódio nazista como perigosa ferramenta de mobilização política golpista em nosso país."

Requerem, assim, que o MPF tome providências imediatas de investigação, tendo em vista a gravidade das condutas descritas.

Investigação

O MP/SC informou que investiga o grupo de pessoas fez apologia ao nazismo durante manifestação em São Miguel do Oeste, e que o GAECO de Santa Catarina já está trabalhando para identificar as pessoas. 

"Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações encaminhadas pra 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos", esclareceu a coordenadora do Gaeco do município, a promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes.

O MP do Estado informou que o caso também está sendo acompanhado pelo Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância (NECRIM).

Repúdio

A Confederação israelita repudiou o episódio. Disse que "o nazismo prega e pratica a morte e a destruição", e que "a sociedade brasileira não pode tolerar posturas como essa".

As imagens de manifestantes fazendo saudações nazistas em protesto em Santa Catarina são repugnantes e precisam ser investigadas e condenadas com veemência pelas autoridades e pela sociedade como um todo. O nazismo prega e pratica a morte e a destruição. A sociedade brasileira não pode tolerar posturas como essa. Fazer esse gesto vestindo camisa da seleção brasileira é também uma ofensa às nossas Forças Armadas, que lutaram bravamente contra as forças nazistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, e ex-presidente da OAB/SC, Rafael Horn, também manifestou-se sobre os fatos. Disse que "evocar o nazismo e todo mal que causou à humanidade é CRIME", que não se confunde com liberdade de expressão, merecendo rigorosa investigação.

"Santa Catarina tem um povo alegre, ordeiro e trabalhador, que não se associa, mas sim repudia manifestações nazistas que merecerão ampla investigação por parte das autoridades competentes e punição aqueles que eventualmente reverenciaram um regime que causou tanto mal à humanidade."

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

Vice-presidente da OAB manifesta-se sobre atos antidemocráticos.(Imagem: Reprodução/Instagram)

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...