MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes: "Eleições acabaram e vencedor tomará posse, isso é democracia"
Democracia

Moraes: "Eleições acabaram e vencedor tomará posse, isso é democracia"

Declaração do ministro foi feita nesta quinta-feira, quarto dia de atos antidemocráticos espalhados pelo país.

Da Redação

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Atualizado às 15:41

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, apresentou nesta quinta-feira, 3, um resumo do encerramento das Eleições 2022, e deu declaração para deixar bem claro que as eleições acabaram e que o vencedor, eleito democraticamente, tomará posse no ano que vem.

"As eleições acabaram, o segundo turno acabou democraticamente no último domingo. O TSE proclamou o vencedor. O vencedor será diplomado até dia 19 de dezembro e tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023. Isso é democracia. Isso é alternância de poder. Isso é estado republicano. Não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado, com movimentos ilícitos, com movimentos antidemocráticos, com movimentos criminosos que serão combatidos e os responsáveis por esses movimentos antidemocráticos serão apurados e responsabilizados com base na lei."

A fala se deu no quarto dia em que são realizados atos antidemocráticos por todo o país, após a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas.

Moraes enfatizou que "a democracia venceu novamente no Brasil"; parabenizou os servidores da Justiça Eleitoral em todo o país e, principalmente, "as eleitoras e os eleitores que, em sua maioria massacrante, são democratas, acreditam na democracia, acreditam no estado de direito, compareceram, votaram em seus candidatos e aceitaram democraticamente o resultado das eleições".

Totalização

Ao destacar os números do segundo turno das Eleições 2022, o maior pleito em 90 anos de existência da Justiça Eleitoral, Moraes reforçou que o Tribunal concluiu a totalização de todos os votos aos 18 minutos de segunda-feira, 1º, sendo que às 19h58, com 98% dos votos apurados, já havia proclamado o resultado com o vencedor matematicamente eleito.

"Somos uma das quatro maiores democracias do mundo, a única que proclama o resultado no mesmo dia", disse Moraes, ao destacar a eficiência, a competência, a rapidez das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro.

Moraes citou que houve um comparecimento de 79, 41% do eleitorado (quase 125 milhões de eleitores) e o menor índice de abstenção do segundo turno em relação ao primeiro turno, pela primeira vez nas últimas cinco eleições, bem como um número mais baixo de votos brancos e nulos, demonstrando efetivamente a participação maciça do eleitorado brasileiro.

"As eleitoras e os eleitores demonstraram novamente a total confiança das urnas eletrônicas comparecendo, escolhendo seus candidatos e participando da festa da democracia."

Auditoria do TCU

O presidente do TSE aproveitou para lembrar o trabalho realizado pelo Tribunal de Contas da União, que fez, no primeiro turno, conferência dos Boletins de Urnas (BUs). O TCU obteve 4.161 boletins impressos para verificar possibilidade de auditagem, com a comparação dos BUs impressos.

Ele lembrou que, pela primeira vez, o BU impresso de cada urna, além de ficar na porta da seção eleitoral, também foi colocado imediatamente na internet para que todos que quisessem fiscalizar, o fizessem.

Comprometimento

A ministra Cármen Lúcia aproveitou a oportunidade para cumprimentar o presidente do TSE pela condução dos trabalhos no processo eleitoral, os servidores que dão sempre a demonstração de comprometimento integral com a função, e os eleitores.

O vice-presidente do TSE, Ricardo Lewandowski parabenizou Moraes pela "condução firme, eficaz, segura e leal dessas eleições". Ele afirmou que o TSE demonstrou "coesão e coerência" garantindo a continuidade da democracia inaugurada no Brasil pela Constituição Federal de 1988. "Parabéns aos colegas, aos servidores, e ao povo brasileiro", disse.

Ao agradecer as manifestações, Moraes disse que tudo só foi possível graças ao apoio de cada um dos ministros do TSE e, principalmente, de todos os servidores e colaborados da Justiça Eleitoral.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas