MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-4: Conselho de Biomedicina não pode proibir divulgação de estética
Clínica de estética

TRF-4: Conselho de Biomedicina não pode proibir divulgação de estética

O estabelecimento anunciava na internet aplicação de botox, bioplastia, fios de sustentação entre outros serviços

Da Redação

sábado, 12 de novembro de 2022

Atualizado em 10 de novembro de 2022 16:40

O TRF da 4ª região negou a apelação do CRBM - Conselho Regional de Biomedicina da 5ª região e manteve sentença que autorizou uma clínica de massagem facial e corporal de Florianópolis/SC a seguir divulgando seus serviços nas redes sociais. Conforme a decisão da 3ª turma, as atividades anunciadas não se enquadram dentre aquelas inerentes à biomedicina.

O estabelecimento anunciava na internet aplicação de botox, bioplastia, fios de sustentação entre outros serviços e ajuizou ação após ser notificada pelo CRBM de que seria multada se seguisse divulgando os serviços sem respeitar a resolução aplicada aos filiados.

Em junho de 2020, a 2ª vara Federal de Florianópolis/SC julgou a ação parcialmente procedente, autorizando o Conselho a impor restrições apenas se a estética promovesse propaganda ligada a serviços diretamente relacionados à biomedicina, tais como diagnósticos, atuação em equipes de saúde, análises físico-químicas, serviços de radiologia e de hemoterapia, entre outros.

 (Imagem: Freepik/Arte Migalhas)

Clínica de massagem pode continuar a divulgar publicidade na internet.(Imagem: Freepik/Arte Migalhas)

O CRBM apelou ao tribunal sustentando que os procedimentos estéticos se inserem no âmbito da biomedicina estética e que estes, ainda que minimamente invasivos, seriam procedimentos de saúde.

A relatora do caso, desembargadora Marga Barth Tessler, entretanto, manteve o entendimento da sentença.

"A pessoa jurídica fiscalizada realiza atividades de 'clínica de massagem facial e corporal, comércio varejista de alimentos naturais, comércio varejista de cosméticos', de modo que não pode o Conselho Regional de Biomedicina restringir a sua atuação nessa esfera, uma vez que tais atividades não se enquadram no rol daquelas inerentes à biomedicina."

Para a desembargadora, as publicidades realizadas pela pessoa jurídica, cujas atividades anunciadas não se enquadram dentre aquelas inerentes à biomedicina, em princípio, encontram-se sujeitas apenas ao CDC.

Informações: TRF da 4ª região.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...