MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes manda bloquear 43 contas por financiarem atos antidemocráticos
Manifestações | Atos antidemocráticos

Moraes manda bloquear 43 contas por financiarem atos antidemocráticos

O ministro considerou que "o potencial danoso das manifestações ilícitas fica absolutamente potencializado considerada a condição financeira dos empresários apontados como envolvidos nos fatos".

Da Redação

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Atualizado às 11:57

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou bloquear contas bancárias de 43 suspeitos de financiarem atos antidemocráticos, os quais ocorreram após a derrota de Bolsonaro nas eleições. De acordo com S. Exa., a determinação tem a finalidade de interromper o financiamento de atos ilícitos e antidemocráticos. 

A decisão, que foi proferida no último sábado, 12, está sob sigilo.

No documento, S. Exa. ressaltou que a Constituição garante o direito de greve. Entretanto, nas referidas manifestações, verificou-se "abuso reiterado do direito de reunião, direcionado, ilícita e criminosamente, para propagar o descumprimento e desrespeito ao resultado do pleito eleitoral [...], com consequente rompimento do Estado Democrático de Direito e a instalação de um regime de exceção".

Por fim, o ministro asseverou que o bloqueio das contas bancárias dos investigados é medida adequada e urgente, "diante da possibilidade de utilização de recursos para o financiamento de atos ilícitos e antidemocráticos".

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, bloqueia contas de 43 suspeitos de financiar atos golpistas.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Manifestações 

Desde 31 de outubro, atos antidemocráticos ocorrem em todo o país com o bloqueio de ruas e estradas. Apoiadores de Bolsonaro, derrotado nas eleições presidenciais, protestam contra o resultado e impedem o direito de ir e vir dos cidadãos, um dos princípios democráticos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas