MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Caixa não pode exigir abertura de conta digital para pagar DPVAT
Venda casada

Caixa não pode exigir abertura de conta digital para pagar DPVAT

Conforme sentença, a prática é considerada abusiva e ilegal e, também, configura "venda casada".

Da Redação

sábado, 26 de novembro de 2022

Atualizado em 25 de novembro de 2022 10:54

A Justiça Federal de São Paulo proibiu a Caixa Econômica Federal de obrigar um cidadão a abrir conta digital na instituição para que receba o pagamento de indenização por DPVAT - Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. A decisão é do juiz Federal Fabiano Carraro, da 7º vara dos Juizados Especiais Federais de São Paulo/SP. 

"Trata-se de prática comercial abusiva e ilegal, que impõe uma obrigação sem amparo na lei", afirmou o magistrado. Para ele, a imposição de abertura de conta digital na instituição para o recebimento do seguro obrigatório configura "venda casada". 

O autor da ação argumentou que, sob pretexto de aparente "autorização" para abertura da conta, a Caixa na verdade havia exigido tal procedimento, porque não lhe foi oferecido outro caminho para a obtenção do crédito.

 (Imagem: Freepik)

CEF não pode obrigar abertura de conta para pagamento do DPVAT.(Imagem: Freepik)

A sentença determina que, após verificar o direito ao crédito e calcular o valor, o banco libere os recursos eventualmente devidos "em conta indicada pelo autor ou mediante depósito judicial atrelado aos autos". 

O juiz Federal descartou a aplicação da lei 14.075/20, que dispõe sobre a conta do tipo poupança social digital. Ele observou que, não sendo benefício social, o seguro DPVAT não é abrangido por esse diploma. 

"A Caixa é mero agente operacionalizador da política pública DPVAT. Como tal, cabe a ela aferir a existência de um pretenso direito à indenização securitária e, do mesmo modo, estabelecer o 'quantum' devido por conta do seguro obrigatório."

Leia a sentença.

Informações: TRF da 3ª região.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.