MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Caixa não pode exigir abertura de conta digital para pagar DPVAT
Venda casada

Caixa não pode exigir abertura de conta digital para pagar DPVAT

Conforme sentença, a prática é considerada abusiva e ilegal e, também, configura "venda casada".

Da Redação

sábado, 26 de novembro de 2022

Atualizado em 25 de novembro de 2022 10:54

A Justiça Federal de São Paulo proibiu a Caixa Econômica Federal de obrigar um cidadão a abrir conta digital na instituição para que receba o pagamento de indenização por DPVAT - Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. A decisão é do juiz Federal Fabiano Carraro, da 7º vara dos Juizados Especiais Federais de São Paulo/SP. 

"Trata-se de prática comercial abusiva e ilegal, que impõe uma obrigação sem amparo na lei", afirmou o magistrado. Para ele, a imposição de abertura de conta digital na instituição para o recebimento do seguro obrigatório configura "venda casada". 

O autor da ação argumentou que, sob pretexto de aparente "autorização" para abertura da conta, a Caixa na verdade havia exigido tal procedimento, porque não lhe foi oferecido outro caminho para a obtenção do crédito.

 (Imagem: Freepik)

CEF não pode obrigar abertura de conta para pagamento do DPVAT.(Imagem: Freepik)

A sentença determina que, após verificar o direito ao crédito e calcular o valor, o banco libere os recursos eventualmente devidos "em conta indicada pelo autor ou mediante depósito judicial atrelado aos autos". 

O juiz Federal descartou a aplicação da lei 14.075/20, que dispõe sobre a conta do tipo poupança social digital. Ele observou que, não sendo benefício social, o seguro DPVAT não é abrangido por esse diploma. 

"A Caixa é mero agente operacionalizador da política pública DPVAT. Como tal, cabe a ela aferir a existência de um pretenso direito à indenização securitária e, do mesmo modo, estabelecer o 'quantum' devido por conta do seguro obrigatório."

Leia a sentença.

Informações: TRF da 3ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas