MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mudanças regulatórias beneficiam contabilidade online, afirma advogado
Negócios

Mudanças regulatórias beneficiam contabilidade online, afirma advogado

Parecer traz conclusão acerca do abuso regulatório de atos normativos relativos ao uso de publicidade na prestação de serviços contábeis.

Da Redação

sábado, 3 de dezembro de 2022

Atualizado em 1 de dezembro de 2022 12:54

O ministério da Economia, por meio da Seae - Secretaria de Acompanhamento Econômico, divulgou, no dia 22/11, importante documento para o ambiente de negócios e de tecnologia do país. O parecer recomenda mudanças regulatórias em favor da atividade de empresas de contabilidade online, que adotam a tecnologia como elemento central dos serviços de gestão financeira, fiscal e contábil prestados.

A manifestação foi divulgada no âmbito da Fiarc - Frente Intensiva de Avaliação Regulatória e Concorrencial - que analisa e propõe melhorias ao ambiente regulatório do país nos diversos setores da economia, à luz da lei de liberdade econômica - lei 13.874/19.

Análise feita pela Fiarc questionou algumas normas do Código de Ética do CFC - Conselho Federal de Contabilidade. Essas normas restringiriam indevidamente a publicidade por parte de empresas de tecnologia, limitando a sua capacidade de divulgar serviços inovadores com preços mais reduzidos. Essa visão foi confirmada ao longo do processo por diversas outras empresas do segmento, que criticaram a utilização de termos vagos do Código de Ética (como "moderação" e "discrição") para fiscalizar o material publicitário das empresas de tecnologia, sob alegação de "mercantilização". A afirmação é de Luiz Felipe Ramos, sócio da Advocacia Del Chiaro.

 (Imagem: Freepik)

Mudanças regulatórias beneficiam contabilidade online.(Imagem: Freepik)

"A decisão é muito positiva para o ambiente de negócios do país, sobretudo micro e pequenos empresários que têm nos baixos custos de contabilidade um incentivo para a formalização. Restringir a publicidade nesse contexto não traz qualquer eficiência convincente, uma vez que já há instrumentos para coibir eventual publicidade enganosa", afirma Ramos.

A Fiarc classificou o caso como sendo "Bandeira Vermelha", quando há "fortes indícios de presença de abuso regulatório que acarretem distorção concorrencial". Recomendou, assim, supressão e mudanças de artigos do Código de Ética. "Essa é uma oportunidade para que os Conselhos de Contabilidade colaborem com as empresas de tecnologia em busca de um arcabouço regulatório moderno e alinhado às práticas internacionais", pontuou o profissional.

Na mesma data, a Seae publicou parecer contrário à quota de importação de hidróxido de lítio.

Clique aqui para conferir a íntegra da publicação da Seae.

Advocacia Del Chiaro

Patrocínio

Patrocínio Migalhas