MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ julga responsabilidade de corretor em atraso na entrega de imóvel
Repetitivo

STJ julga responsabilidade de corretor em atraso na entrega de imóvel

2ª seção afetou dois recursos especiais ao rito dos recursos repetitivos e decidiu não suspender os processos pendentes sobre o tema.

Da Redação

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Atualizado às 15:28

O STJ vai definir os limites da responsabilidade do corretor de imóveis ou da sociedade intermediadora da compra e venda por danos causados ao consumidor, em razão do descumprimento, pela construtora/incorporadora, de obrigação relativa à entrega de empreendimento imobiliário, prevista no contrato de promessa de compra e venda.

A 2ª seção afetou dois recursos especiais ao rito dos recursos repetitivos e decidiu não suspender os processos pendentes sobre o tema.

A controvérsia está cadastrada sob o Tema 1.173.

 (Imagem: Freepik)

Qual a responsabilidade do corretor no descumprimento contratual da incorporadora? STJ define.(Imagem: Freepik)

Em um dos casos afetados, a corretora imobiliária acionou o STJ alegando que não há solidariedade com o incorporador, pois é apenas corretora e intermediária mobiliária e não integrou a promessa de compra e venda nem recebeu qualquer valor a título de amortização do saldo.

A corretora ressalta ainda que não há restituição de corretagem na hipótese de rescisão contratual, pois o corretor não é responsável pela execução do negócio, e que há prova da efetiva informação do valor e dever de pagamento da corretagem, como a planilha de cálculos e declaração de serviços integralmente prestados.

O escritório Osorio e Maya Ferreira Advogados atua em um dos casos como representante da corretora imobiliária.

  • Processos: REsp 2.008.542 e REsp 2.008.545

Osorio e Maya Ferreira Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas