MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça comum deve julgar caso sobre contrato de transporte de cargas
STF

Justiça comum deve julgar caso sobre contrato de transporte de cargas

Entendimento foi adotado por ministros do STF em duas decisões recentes.

Da Redação

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Atualizado às 08:34

A competência para julgar matéria relacionada ao contrato de transporte autônomo de cargas é da Justiça comum, ainda que se discuta vínculo empregatício. O entendimento foi adotado em duas decisões monocráticas no STF, pelos ministros Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes, após o julgamento da ADC 48, que declarou a constitucionalidade da lei 11.442/07.

Na avaliação do Supremo, tratando-se de relação comercial, de natureza civil, as controvérsias sobre a relação jurídica envolvendo o referido diploma legal devem ser analisadas pela Justiça comum, e não pela Justiça do Trabalho, diante da natureza jurídica comercial do referido contrato.

Em recente decisão proferida em 5/12/22, Moraes ratificou esse entendimento, ao dar provimento a RCL 57.200 determinando a cassação dos atos proferidos pela Justiça do Trabalho.

Na mesma linha foi a decisão de Lewandowski, ao julgar procedente a RCL 56.297 e determinar a remessa dos autos à Justiça comum. No julgado, o ministro registrou que esse seria o entendimento majoritário da 2ª turma.

 (Imagem: Freepik)

Contrato de transporte autônomo de cargas é competência da Justiça comum.(Imagem: Freepik)

A empresa foi representada nas reclamações constitucionais 57.200 e 56.297 pelos advogados Fernando Abdala, Djulia Portugal e Thiago Veloso, do Abdala Advogados.

Leia as decisões aqui e aqui.

Abdala Advogados

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.