MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz do Trabalho extingue ação de vínculo de motorista de carga
Competência

Juiz do Trabalho extingue ação de vínculo de motorista de carga

Magistrado acolheu manifestação da defesa e entendeu que competência seria da Justiça comum.

Da Redação

sexta-feira, 1 de março de 2024

Atualizado às 15:49

Compete à Justiça Estadual julgar ação movida por motorista de transporte rodoviário de cargas que pedia reconhecimento de vínculo empregatício. Assim decidiu o juiz do Trabalho Renan Pastore Silva, da 7ª vara do Trabalho de Duque de Caxias/RJ, que extinguiu a ação sem analisar o pedido do trabalhador.

O motorista ajuizou ação pedindo reconhecimento do vínculo de emprego e pagamento de verbas rescisórias, horas extras e intervalo. Alegou que fora contratado pela terceirizada para trabalhar de segunda a sábado das 04h00 às 18h00, com 30 minutos de intervalo, prestando serviços exclusivamente para uma empresa de transportes.

Em contestação as empresas alegaram a incompetência da Justiça do Trabalho para analisar a demanda, pois a legislação que regula a função do motorista de tranporte rodoviário de cargas é a lei 11.442/07, e o STF, na ADC 48, já entendeu que a competência para tais casos é da Justiça Estadual.

 (Imagem: Freepik)

Magistrado entendeu que Justiça do Trabalho é incompetente para analisar vínculo entre empresas e motorista de transporte de carga.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o juiz acolheu a alegação da defesa, entendendo pela extinção do pedido do trabalhador, por incompetência da Justiça trabalhista.

"Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, a celebração de contratos comerciais com base na Lei nº 11.442, de 2007, atrai a competência jurisdicional da Justiça Comum, afastando a Justiça Especializada, para, em primeiro momento, analisar os litígios decorrentes dessa relação contratual", afirmou.

 O escritório Coelho & Morello Advogados Associados defende as empresas.

Veja a sentença.

Coelho & Morello Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas