MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: É possível cumular cláusula penal moratória com lucros cessantes
Direito privado

STJ: É possível cumular cláusula penal moratória com lucros cessantes

Para 3ª turma, é possível a cumulação quando a multa contratual não apresenta equivalência com locativos.

Da Redação

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Atualizado às 11:53

A 3ª turma do STJ fixou que é possível a cumulação da cláusula penal moratória com lucros cessantes quando a multa contratual não apresenta equivalência com os locativos, sem que tal proceder caracterize afronta ao Tema repetitivo 970.

O Tema 970 do STJ determina: "A cláusula penal moratória tem a finalidade de indenizar pelo adimplemento tardio da obrigação, é, em regra, estabelecida em valor equivalente ao locativo, afasta-se sua cumulação com lucros cessantes."

Discute-se no caso em tela a possibilidade, ou não, de cumulação da indenização por lucros cessantes com a cláusula penal, nos casos de inadimplemento do promitente vendedor em virtude do atraso na entrega de imóvel em construção, objeto de contrato ou promessa de compra e venda, quando o valor da multa pactuada não for equivalente ao valor dos locativos.

Ao afastar a possibilidade de cumulação da condenação ao pagamento de lucros cessantes com a multa contratual, nos seguintes termos decidiu o TJ/RS que a indenização por descumprimento contratual fixada em cláusula penal veda indenização suplementar se não ressalvada contratualmente, como dispõe o art. 416, parágrafo único, do CC/02.

A defesa alegou no STJ a possibilidade de cumulação da indenização por lucros cessantes com a cláusula penal contratual, ou de pagamento apenas dos lucros cessantes, quando o valor da multa pactuada não for equivalente ao valor dos locativos, tendo em vista que o valor da multa não é suficiente para reparação dos danos patrimoniais sofridos.

 (Imagem: OAB/DF)

É possível a cumulação quando a multa contratual não apresenta equivalência com locativos.(Imagem: OAB/DF)

Ao analisar o caso, o relator, ministro Villas Bôas Cueva, ressaltou que a cláusula penal moratória tem a finalidade de indenizar pelo adimplemento tardio da obrigação, em regra, estabelecido em valor equivalente ao aluguel, afasta-se sua cumulação com lucros cessantes.

No entanto, para o ministro, é possível a cumulação da cláusula penal moratória com lucros cessantes quando a multa contratual não apresenta equivalência com os locativos, como na hipótese, sem que tal proceder caracterize afronta ao tema repetitivo 970.

Diante disso, foi provido o recurso especial por unanimidade pelo colegiado.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...