MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre o advogado e professor Newton Silveira
Falecimento

Morre o advogado e professor Newton Silveira

Silveira era uma sumidade na área da propriedade intelectual, tendo sido mestre de boa parte dos profissionais que atuam no setor.

Da Redação

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Atualizado às 16:06

Faleceu, nesta quinta-feira, 22, Newton Silveira, advogado, professor e diretor-geral do IBPI - Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual. O profissional era sócio do escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados.

Era uma sumidade na área da propriedade intelectual, tendo sido mestre de boa parte dos profissionais que atuam no setor. Reconhecido como professor, intelectual, era um respeitado advogado, que participava ativamente das associações de classe. 

A cerimônia do velório terá início às 8h de amanhã, 23/12, na sala 5 do cemitério Gethsêmani Morumbi/SP. O seputalmento será às 13h no mesmo local.

Newton deixa irmãos, filhos, netos e bisnetos.

Biografia

Nascido em São Paulo em 1939, Silveira era mestre em Direito Civil, doutor em Direito Comercial e professor sênior na pós-graduação da Faculdade de Direito da USP.

Além disso, era membro do Instituto dos Advogados de São Paulo e founding father de ATRIP - International Association for the Advancement of Teaching and Research in Intellectual Property.

Foi ainda fundador, ex-presidente e conselheiro nato da ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual e vice-presidente do Instituto Biodivertech.

O professor recebeu, durante sua trajetória, a medalha Prof. Dr. Antônio Chaves, conferida pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História da OAB/SP.

Como escritor, lançou obras seminais: Curso de Propriedade Industrial (1987); Licença de Uso de Marca e outros Sinais Distintivos (1984); A Propriedade Intelectual e a Nova Lei de Propriedade Industrial (1996); A Propriedade Intelectual e as Novas Leis Autorais (1998); e Propriedade Intelectual (2005), bem como mais de 400 artigos publicados em edições especializadas.

 (Imagem: Divulgação)

Advogado e professor Newton Silveira.(Imagem: Divulgação)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas