MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza manda plano de saúde custear transplante de células-tronco
Saúde | Tratamento

Juíza manda plano de saúde custear transplante de células-tronco

A decisão impõe que a operadora cumpra a determinação em duas horas, sob pena de multa de R$ 100 mil.

Da Redação

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Atualizado em 6 de janeiro de 2023 07:30

Em decisão liminar, a juíza de Direito Fabiana Marini, da vara de plantão da capital Cível de São Paulo, determinou que um plano de saúde custeie integralmente, em duas horas, a realização de transplante de células-tronco de uma paciente com leucemia. Segundo a magistrada, a recusa genérica fornecida pela operadora não constou "qualquer elemento técnico que pudesse evidenciar a veracidade de tal negativa"

Na Justiça, uma mulher conta que foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda. Como tratamento, o médico indicou a realização de transplante de células tronco. Ocorre que, ao acionar o plano de saúde, teve a solicitação negada sob a alegação de que o procedimento estaria fora das diretrizes de utilização previstas pela ANS.

Ao analisar o caso, a magistrada verificou que há probabilidade do direito da paciente, uma vez que houve prescrição médica indicando o referido procedimento e há relação jurídica estabelecida entre as partes. 

No mais, a juíza considerou que a recusa genérica fornecida pela operadora não constou "qualquer elemento técnico que pudesse evidenciar a veracidade de tal negativa"Nesse sentido, determinou que o plano de saúde custeie integralmente o referido transplante. Determinou, ainda, multa de R$ 100 mil em caso de não cumprimento. 

O processo tramita sob segredo de justiça. 

 (Imagem: Freepik)

Plano de saúde deve custear transplante de célula tronco de paciente com leucemia. (Imagem: Freepik)

O escritório Reis & Alberge Advogados atua na causa. 

  • Processo: 1000192-08.2023.8.26.0228

Reis & Alberge Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas