MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Entenda o que é a intervenção Federal no DF decretada por Lula
Decreto presidencial

Entenda o que é a intervenção Federal no DF decretada por Lula

Em 2018, a medida foi aprovada duas vezes nos estados do Rio de Janeiro e Roraima.

Da Redação

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Atualizado em 10 de janeiro de 2023 14:53

Após a invasão de manifestantes às sedes dos três Poderes - Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, o presidente Lula decretou intervenção Federal no Distrito Federal. O objetivo da medida é "pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão de prédios públicos".

O texto determina que a medida perdurará até 31 de janeiro e destaca que intervenção se limita à área de segurança pública, conforme o disposto no art. 117-A da lei orgânica do Distrito Federal.

O decreto nomeou Ricardo Garcia Cappelli para o cargo de interventor. O Interventor poderá requisitar a quaisquer órgãos, civis e militares, da Administração Pública Federal, os meios necessários para consecução do objetivo da intervenção.

Confira a íntegra do decreto.

A medida ainda depende da autorização do Congresso, como prevê a Constituição. Atualmente a referida constituição encontra-se em recesso parlamentar, assim, por este motivo o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, fez uma convocação extraordinária para apreciar a medida. O ato convocatório suspende, por tempo indeterminado, o recesso. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

Entenda o que é a intervenção Federal e saiba vezes em que ela foi aprovada no Brasil.(Imagem: Arte Migalhas)

Entenda

A intervenção Federal, como estabelecido pela Costituição Federal, permite a intervenção temporária da União nos Estados e no DF. No entanto, a Carta Magna autoriza a medida, como caráter excepcional, quando houver necessidade de: 

  • manter a integridade nacional;
  • repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra;
  • pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;
  • garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;
  • reorganizar as finanças da unidade da Federação
  • prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial;
  • assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais.

Mesmo nestes casos de exceção, a intervenção decretada pelo presidente da República deve ser submetida à autorização do Congresso no prazo de 24 horas. Assim, se não aprovada, a medida deverá ser cessada.

"Art. 35.

§ 1º O decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará o interventor, será submetido à apreciação do Congresso Nacional ou da Assembléia Legislativa do Estado, no prazo de vinte e quatro horas.

§ 2º Se não estiver funcionando o Congresso Nacional ou a Assembléia Legislativa, far-se-á convocação extraordinária, no mesmo prazo de vinte e quatro horas."

Intervenções Federais no Brasil

Em 2018, o então presidente Michel Temer assinou decreto de intervenção Federal no estado do Rio de Janeiro como medida para combater o crime organizado.

À época, o comando das forças de segurança pública do estado ficou ao comando do general Walter Souza Braga Netto, responsável por coordenar, controlar e executar as atividades administrativas e logísticas do Exército Brasileiro. A intervenção se estendeu de fevereiro de 2018 até 1º de janeiro de 2019.

No mesmo ano, também foi aprovado pelo Congresso intervenção Federal em Roraima com o mesmo objeto de "pôr termo a grave comprometimento da ordem pública". A medida perdurou de 8 até o dia 31 de dezembro de 2018 e teve como interventor o governador eleito Antonio Denarium.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.