MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF vai apurar se governo Bolsonaro ignorou ordens sobre povo Yanomami
Povos indígenas

STF vai apurar se governo Bolsonaro ignorou ordens sobre povo Yanomami

Gabinete do ministro Barroso emitiu nota dizendo haver indícios de descumprimento de ordem judicial e prestação de informações falsas à Justiça. Corte vai apurar.

Da Redação

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Atualizado às 10:21

O STF vai apurar se o governo Bolsonaro descumpriu decisões judicias ou prestou informações falsas à Justiça sobre a situação do povo Yanomami.

O gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, emitiu nota nesta quinta-feira, 26, informando que foram verificados descumprimentos de decisões judiciais por parte da União, além de informações falsas apresentadas no processo.

"O STF detectou descumprimento de determinações judiciais e indícios de prestação de informações falsas à Justiça, que serão apuradas. Em caso de identificação dos responsáveis, sofrerão o devido processo legal para punição."

O texto afirma que a Suprema Corte, em processo de relatoria do ministro Barroso (ADPF 709), determinou a execução de plano de enfrentamento da covid-19 para os povos indígenas, que contemplassem segurança alimentar e atenção à saúde.

Em outro processo, sigiloso, o STF determinou a execução de um plano de expulsão de invasores da terra indígena Yanomami e outras seis, em que há presença ilegal de garimpeiros e madeireiros.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Em maio de 2022, ativistas fizeram protesto em defesa dos Yanomami em frente à Funai, em Brasília.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Leia a íntegra da nota:

Informações do gabinete do Ministro Barroso sobre a situação dos Yanomani

Desde 2020, o Supremo Tribunal Federal proferiu diversas decisões determinando à União e a entidades federais uma série de providências em favor desse povo indígena.

No âmbito da Arguição de Descumprimento Fundamental (ADPF) 709, sob relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, o STF ordenou a execução de um plano de enfrentamento à covid-19 para povos indígenas que contemplasse medidas de segurança alimentar e de ampla atenção à saúde, a criação de barreiras sanitárias para impedir a entrada de terceiros nas áreas e a prioridade de vacinação de tais povos.

Em outro processo, que tramita em sigilo, o STF determinou a execução de um plano de expulsão de invasores da Terra Indígena Yanomami e de outras seis terras indígenas, em que há a presença ilegal de garimpeiros e madeireiros.

As medidas ordenadas incluíram a interrupção da chegada do suprimento de alimentos, combustíveis e itens de primeira necessidade nos garimpos ilegais, de forma a provocar a saída dos invasores sem atos de violência do interior da terra indígena; bem como ação com uso da força para conter atos de violência e proteger as comunidades ameaçadas e permanência de efetivo no local.

Além dessas providências, a pedido da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), o STF deferiu cautelar determinando a adoção imediata de todas as medidas necessárias à proteção da vida, da saúde e da segurança das populações indígenas que habitam as Terras Indígenas Yanomami e Mundurucu. 

Intimada a se manifestar nesses casos, a União informou que realizou ações de vigilância alimentar e nutricional, de saúde em geral e de enfrentamento à malária junto ao povo Yanomami. Declarou, ainda, a realização de diversos ciclos de "operações de repressão ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami".

Contudo, segundo informações dos processos, as operações, sobretudo as mais recentes, não seguiram o planejamento aprovado pelo STF e ocorreram com deficiências.

O STF detectou descumprimento de determinações judiciais e indícios de prestação de informações falsas à Justiça, que serão apuradas. Em caso de identificação dos responsáveis, sofrerão o devido processo legal para punição.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas