MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF reduz quarentena para agilizar assistência de saúde a indígenas
Atendimento à saúde

STF reduz quarentena para agilizar assistência de saúde a indígenas

Ministro Luís Roberto Barroso atendeu pedido da União para acelerar ingresso nos territórios para evitar contágio da covid-19.

Da Redação

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Atualizado em 13 de maio de 2023 06:46

Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, reduziu para sete dias a quarentena para ingresso nos territórios dos PIIRCs - Povos Indígenas em Isolamento Voluntário ou de Recente Contato. A decisão diz respeito especificamente às bases de proteção Etnoambiental de Coari/Korubo, Suruwahá, Korubo II, Xinane e de Omerê. Em relação às demais áreas, as restrições foram retiradas, mantendo-se apenas as medidas sanitárias consideradas pertinentes.

A decisão foi tomada nos autos da ADPF 709 a partir de requerimento da União para a redução da quarentena. Tendo em vista o novo cenário de redução de contágio da covid-19 e as necessidades desses povos, a pretensão da União é agilizar a assistência à saúde na região.

Diante do pedido, Barroso pediu a manifestação do GT de Saúde Indígena - Grupo Temático de Saúde Indígena da Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva e da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz, os quais apresentaram nota técnica favorável à alteração do protocolo, desde que observadas algumas condições.

Pretensão da União é agilizar a assistência à saúde na região. (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Pretensão da União é agilizar a assistência à saúde na região.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Requisitos

O GT apresentou como requisitos o (i) cumprimento das recomendações do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho e Previdência, a (ii) adoção de protocolos e de testagem dos ingressantes nos territórios e (iii) busca ativa e testagem de casos suspeitos.

A entidade também colocou como condição o restabelecimento do cumprimento de normas anteriores à pandemia, o acompanhamento contínuo da situação epidemiológica pela Sesai - Secretaria de Saúde Indígena e do MPI - Ministério dos Povos Indígenas, além da manutenção de protocolo específico, vigente desde março de 2020, para a terra indígena Zoé (área de proteção Etnoambiental Cuminapanema), localizada no norte do Estado do Pará.

Informações

Em sua decisão, ministro Luís Roberto Barroso determinou, ainda, a apresentação de informações complementares sobre as normas vigentes e aplicáveis aos PIIRCs anteriormente à pandemia, assim como do protocolo específico aplicável à Terra Indígena Zoé, para análise do GT, no prazo de 10 dias contados da intimação da decisão.

  • Processo: ADPF 709

Leia a íntegra da decisão.

Informações: STF

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...