MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ valida pedido de cobrança de empresa de jogadores contra Cruzeiro
Futebol

STJ valida pedido de cobrança de empresa de jogadores contra Cruzeiro

Contrato entre as partes foi assinado por funcionário do clube. Para colegiado, o signatário atuou em nome e no interesse do clube, em negócio que lhe gerou proveito econômico.

Da Redação

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Atualizado às 18:08

A 3ª turma do STJ validou pedido de cobrança de empresa que atua na área esportiva, revelando e promovendo jovens jogadores de futebol, contra o Cruzeiro Esporte Clube. Contrato entre as partes foi assinado por funcionário do clube. Para colegiado, o signatário atuou em nome e no interesse do clube, em negócio que lhe gerou proveito econômico.

No caso, a empresa recorreu de decisão do TJ/MG e pede o restabelecimento da sentença de 1º grau que julgou procedente seu pedido de cobrança contra o Cruzeiro Esporte Clube e o condenou a pagar a quantia de R$ 300 mil, reconhecendo ser válida a assinatura do contrato com base na Teoria da Aparência.

Na origem, o contrato entre as partes foi assinado por um funcionário do Cruzeiro. A sentença reconheceu ser de responsabilidade do clube os atos por ele praticados, uma vez que sabendo que não tinha legitimidade deveria ter se abstido de assinar o referido documento.

 (Imagem: Cruzeiro Esporte Clube)

Cruzeiro é condenado em caso de contrato com empresa de jogadores.(Imagem: Cruzeiro Esporte Clube)

O relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, ressaltou que a teoria da aparência deveria ser aplicada ao caso, pois o signatário, diretor-geral de futebol de base, atuou em nome e no interesse do clube, em negócio que lhe gerou proveito econômico.

"Comportamento contraditório e, portanto, contrário à boa-fé, que se verifica na conduta do clube de tentar impor a seu contratante a observação de norma prevista em seu estatuto social que foi por ele próprio descumprida."

Assim, deu provimento ao recurso especial. A decisão foi unânime.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas