MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Servidora do TRF-1 com filha autista consegue ficar em teletrabalho
Liminar

Servidora do TRF-1 com filha autista consegue ficar em teletrabalho

Juíza ordenou que seja realizada perícia técnica multidisciplinar por equipe médica com a finalidade de atestar o grau de intensidade do autismo na filha da autora.

Da Redação

sexta-feira, 24 de março de 2023

Atualizado às 09:42

A juíza Federal substituta Diana Wanderlei, da 5ª vara Federal da SJ/DF, deferiu liminar para determinar a permanência de servidora do TRF-1 com uma filha autista em teletrabalho. Além disso, ordenou que seja realizada perícia técnica multidisciplinar por equipe médica com a finalidade de atestar o grau de intensidade do autismo na filha da autora.

Na ação, a servidora relata que a filha foi diagnosticada com transtorno do espectro autista e necessita de realizações de, no mínimo, quatro sessões semanais com profissionais de saúde, em quatro tardes.

Por esse motivo, requereu a formalização do teletrabalho e redução de 50% em sua jornada de trabalho.

Por outro lado, a Seção Judiciária na qual está lotada a servidora possui quadro numérico muito limitado de servidores em atuação administrativa, onde resta incontroverso, segundo os autos, que a autora sente dificuldades de desenvolver o trabalho de forma satisfatória, remotamente.

Assim, na avaliação da juíza, o deslinde da questão deve ser resolvido com regras e princípios da razoabilidade, direito do menor e do melhor interesse da administração pública.

 (Imagem: Freepik)

Servidora ficará em teletrabalho por força da decisão liminar.(Imagem: Freepik)

Segundo a magistrada, alteração realizada pela lei 8.527/97 no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais previu a jornada especial, sem necessidade de compensação, ao servidor que tiver filho deficiente sob os seus cuidados. Já a lei 12.764/12, que estabeleceu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, considerou o portador de transtorno espectro autista deficiente para todos os efeitos legais.

"Na análise do caso concreto, o laudo da junta médica da Seção Judiciária de Sergipe fez avaliação apenas no quadro clínico da saúde da autora, sugerindo o teletrabalho, mas não avaliou o nível da saúde clínica da filha da autora, e nem a intensidade do espectro autista que, pela literatura médica, pode ser considerado como leve, médio e intenso, fatores fundamentais para o deslinde da controvérsia. Para definição da real necessidade de jornada especial que acomode a situação da requerente versus a possibilidade de gestão pela Administração Judiciária, em uma ponderação justa de interesses, faz-se necessária a realização de perícia médica interdisciplinar, aferindo a intensidade de autismo na filha da autora."

Conforme afirmou a juíza, embora seja reconhecida à autora a possibilidade de jornada especial reduzida, não tendo a lei estabelecido patamar, o grau do autismo deve ser levado em conta para fins de definição e identificação de um parâmetro razoável no caso concreto.

Ante o exposto, deferiu a tutela para determinar a permanência da servidora em teletrabalho, em local que a Administração Pública Federal entenda conveniente a ambos os interesses, podendo acomodar a autora em outra Seção Judiciária do TRF-1, mesmo sem o processo de remoção, destinando a vaga ocupada a outro servidor.

Além disso, determinou que seja realizada perícia técnica multidisciplinar com a finalidade de atestar o grau de intensidade do autismo da filha da servidora.

O escritório Sérgio Merola Advogados patrocina a demanda.

  • Processo: 1003554-37.2023.4.01.3400

Veja a decisão.

Sérgio Merola Advogados

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...