MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Ação de direito de arena para árbitros de futebol não vai ao STF
Direito de arena

STJ: Ação de direito de arena para árbitros de futebol não vai ao STF

Vice-presidente da Corte considerou que a questão é essencialmente infraconstitucional.

Da Redação

sábado, 1 de abril de 2023

Atualizado em 31 de março de 2023 12:22

Por considerar que a questão é essencialmente infraconstitucional, o vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes, inadmitiu recurso extraordinário dos sindicatos de árbitros do Rio de Janeiro e de São Paulo que tentava levar para o STF a discussão sobre suposta violação do direito de imagem (direito de arena) dos juízes na transmissão de partidas de futebol.

Em abril do ano passado, a 4ª turma negou provimento ao recurso especial por meio do qual os sindicatos pediam o reconhecimento do direito de arena aos árbitros nos jogos transmitidos pela TV Globo, Globosat e TV Record. Segundo as entidades, o art. 42 da Lei Pelé (lei 9.615/98) garante o repasse de 5% da receita proveniente da exploração de direitos esportivos audiovisuais aos sindicatos de atletas profissionais, para que estes distribuam o valor entre os que participaram do espetáculo, de forma igualitária.

Para os sindicatos recorrentes, os árbitros devem ser caracterizados como atletas profissionais e, dessa forma, também teriam direito ao recebimento das verbas pela exploração de sua imagem nas partidas.

No entendimento da 4ª turma, contudo, na transmissão dos jogos, o objetivo das emissoras não é explorar a imagem de juízes e auxiliares com fins lucrativos, mas sim dos atletas e do jogo em si. O colegiado também entendeu que o fato de uma categoria profissional ter sido beneficiada com o direito de arena não autoriza o Judiciário a estender o benefício legal a outras categorias.

 (Imagem: Freepik)

O vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes, inadmitiu recurso extraordinário dos sindicatos de árbitros do Rio de Janeiro e de São Paulo que tentava levar para o STF.(Imagem: Freepik)

Ofensa à Constituição, se houvesse, seria indireta

Em recurso extraordinário, os sindicatos argumentaram que o direito de arena é um direito fundamental, nos termos do art. 5º, incisos V, X e XXVIII, da Constituição, motivo pelo qual a 4ª turma teria dado interpretação à Lei Pelé divergente das normas constitucionais.

Para o ministro Og Fernandes, porém, a análise da matéria envolve, de forma central, o art. 42 da lei 9.615/98. Assim, para o vice-presidente do STJ, "eventual ofensa à Constituição da República, se houvesse, seria reflexa ou indireta, não legitimando a interposição do recurso".

Leia a decisão.

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas