MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Advocacia mantém sala de Estado maior", diz OAB após decisão do STF
Prisão especial

"Advocacia mantém sala de Estado maior", diz OAB após decisão do STF

A nota foi divulgada pela Ordem após decisão do Supremo, que derrubou o benefício da prisão especial a quem tem diploma.

Da Redação

sábado, 1 de abril de 2023

Atualizado às 15:54

Ontem, 31/4, o Supremo derrubou o direito à prisão especial para quem tem curso superior. O plenário, por unanimidade, concluiu que o benefício é inconstitucional, uma vez que é fundado apenas em uma especial e suposta qualidade pessoal ou moral do preso.

Com isso, neste sábado, 1º/4, a OAB emitiu nota para esclarecer que a advocacia não se enquadra na decisão do STF, mantendo, assim, o direito aos advogados a sala de Estado maior. Segundo o presidente da Ordem, Beto Simonetti, "a condição não é um privilégio ao advogado, mas sim uma garantia de que não haverá perseguição em eventual investigação apenas por sua atividade profissional".

No mais, Simonetti esclareceu que o Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94), em seu art. 7º, V, determina que o advogado não será “recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas, e, na sua falta, em prisão domiciliar”.

Na mesma vertente, o procurador nacional de Prerrogativas da OAB, Alex Sarkis, destacou que “essa é uma das garantias de que dispõe a classe para o livre exercício da advocacia. Integra um conjunto de regras maior, listado em nosso Estatuto, que prevê outras situações de preservação da profissão".

Para o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier, as prerrogativas da classe são inegociáveis. “Assim como é assegurado à magistratura e ao Ministério Público, por exemplo, em razão de função, a advocacia tem o mesmo direito definido em lei. Aplica-se aqui o princípio da isonomia”, explica.

 (Imagem: Raul Spinassé/CFOAB)

OAB esclarece que advocacia mantém direito a sala de Estado maior.(Imagem: Raul Spinassé/CFOAB)

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA