MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Paciente não será cobrado por tratamento em hospital fora do plano
Saúde

Paciente não será cobrado por tratamento em hospital fora do plano

O homem contratou serviço de saúde no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, acreditando que o tratamento estava coberto por seu plano de saúde.

Da Redação

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Atualizado às 13:09

Plano de saúde deve suspender cobranças relativas a tratamento realizado em hospital que o paciente acreditava fazer parte de seu convênio. A decisão, em caráter liminar, é do desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, que compõe a 1ª Câmara Cível do TJ/AL, o qual entendeu que a "confusão" ocorreu por "falha no dever de informação da operadora"

O caso

Um homem alega contratou serviço de saúde no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, creditando que o tratamento estava coberto por seu plano. Contudo, ele conta que foi surpreendido com a chegada de faturas em sua residência, cobrando-lhe a dívida de R$ 275 mil referente ao tratamento realizado.

Assim, na Justiça, o paciente pede a suspensão da cobrança do débito, uma vez informações no site da empresa o induziram a pensar que haveria cobertura para o mencionado hospital.

 (Imagem: Freepik)

Homem induzido a erro não será cobrado por tratamento fora do plano de saúde. (Imagem: Freepik)

Ao analisar o pedido, o relator verificou que o extrato de informações do site do referido plano de saúde oferece "cobertura em todo território nacional". E, de acordo com informações acerca da cobertura da operadora, há a informação que a unidade "Hospital Sírio- Libanês Bela Vista" oferece cobertura para os serviços de internação, oncologia, pronto atendimento e radioterapia.

Em seguida, o juízo destacou ser dever das operadoras fornecerem aos consumidores uma comunicação clara e específica sobre seus produtos e serviços oferecidos, para que, assim, não haja dúvida quanto às características gerais do negócio jurídico firmado. 

No presente caso, o magistrado entendeu estar comprovado que houve, no mínimo, falha no dever de informação. Em seu entendimento, com a análise dos documentos juntados aos autos, "chega-se à conclusão que o autor, detentor de plano com rede referenciada "-----", possui cobertura dos tratamentos que lhe foram prescritos pela Unidade do Hospital Sírio-Libanês Bela Vista" para os serviços de internação, oncologia, pronto atendimento e radioterapia".

Desse modo, em caráter liminar, suspendeu a cobrança das faturas.

O escritório Ricardo Macedo Advocacia atua na causa.

Leia a íntegra da decisão.

Ricardo Macedo Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...