MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Convênio não terá de cobrir internação psiquiátrica fora da rede
Plano de saúde

Convênio não terá de cobrir internação psiquiátrica fora da rede

Turma reconheceu que há clínicas credenciadas pela operadora para atendimento na região.

Da Redação

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Atualizado às 15:26

Plano de saúde não terá de cobrir internação psiquiátrica fora da rede referenciada. Decisão é da 4ª câmara Cível do TJ/PE, ao reconhecer que a rede dispõe de estabelecimentos credenciados aptos na região.

Nos autos, consta que um homem apresentou surto psicótico violento, em maio de 2019. Em razão disto, a família buscou atendimento de urgência em uma das unidades hospitalares da seguradora, contudo sem obter êxito, pois descobriu que inexiste emergência psiquiátrica na rede credenciada.

Diante da ausência, a família buscou um médico particular. Ao ser avaliado, o médico psiquiatra diagnosticou o requerente como sendo possuidor de transtorno comportamental evoluindo com juízo crítico.

O  médico psiquiatra prescreveu a necessidade da adoção de medidas terapêuticas em regime de internação hospitalar de longa duração.

A família, então, ajuizou ação para que a operadora custeie o tratamento do homem em clínica particular.

Em 1ª instância, juiz rejeitou o pedido por reconhecer a existência de clínica credenciada da empresa.

Já em recurso, o desembargador relator Humberto Costa Vasconcelos Júnior pontuou que o plano de saúde possui na região duas clínicas credenciadas aptas a tratar o problema de saúde do apelante.

"A decisão exarada em 04/12/19 pelo Juízo a quo reconhece a existência dessas clínicas e fixa a controvérsia em debate nos seguintes termos: 'sobre a obrigatoriedade ou não da empresa ré custear a internação da parte autora em clínica psiquiátrica não credenciada'."

Plano de saúde não é obrigado a custear internamento psiquiátrico fora da rede referenciada. (Imagem: Freepik)

Plano de saúde não é obrigado a custear internamento psiquiátrico fora da rede referenciada.(Imagem: Freepik)

Fundamentou, ainda, o entendimento de improcedência, nos indícios de irregularidade, já que o contrato foi avençado 01/07/2019, aproximadamente 30 dias antes de ser proposta a ação judicial.

"Diante do curto lapso de tempo, há indícios de que o contrato pode ter sido realizado com intuito de fraudar o plano quando já se sabia do problema de saúde do apelante, compelindo o apelado a pagar pela clínica psiquiátrica particular."

Ao final, validou a cláusula de co-participação quando destacou que: "Tendo o plano de saúde sido contratado alguns dias antes do acionamento judicial, não há qualquer verossimilhança na alegação de que a parte autora desconhecia a cláusula de coparticipação que consta no termo contratual".

Assim, por unanimidade a turma negou provimento a apelação do autor, mantida a improcedência.

Os advogados Thiago Pessoa, Victor Andrada e Carlos Harten, ambos do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, patrocinaram a seguradora na causa.  

Veja decisão.

Queiroz Cavalcanti Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas