MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Farmácia indenizará por negar licença-maternidade a empregada adotante
Direito do Trabalho

Farmácia indenizará por negar licença-maternidade a empregada adotante

No caso, a trabalhadora tinha a guarda provisória de uma criança em processo de adoção.

Da Redação

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Atualizado em 16 de maio de 2023 06:17

11ª turma do TRT da 2ª região condenou uma rede de farmácias a pagar indenização substitutiva ao salário-maternidade a uma trabalhadora com guarda provisória de uma criança. Ela foi impedida de usufruir da licença-maternidade porque a empresa não a afastou da atividade remunerada, como previsto na legislação, o que gerou indeferimento do auxílio pelo INSS.

A mulher iniciou processo de adoção do menor em cidade diversa da que residia. De acordo com os autos, a empresa tinha ciência de todo o andamento, e até mesmo autorizou a viagem da funcionária para participar da audiência que lavrou o termo de guarda.

Em defesa, a rede farmacêutica sustentou que a guarda provisória concedida à trabalhadora não especificou a adoção como finalidade. Acerca do alegado, a juíza do Trabalho Adriana Prado Lima, relatora, esclareceu que a guarda para fins de adoção "pressupõe, inicialmente, a concessão da guarda provisória para, no fim, assegurar a adoção".

Ela explicou que a demora e a dependência de outros fatores no processo fazem com que essa concessão sirva para que os prováveis adotantes estabeleçam com a criança vínculo de filiação. Pontuou, ainda, que "a finalidade da licença-adotante é viabilizar a fruição dos direitos do menor adotado".

Outro argumento utilizado pela empresa e rebatido pela Justiça foi de que a profissional não se afastou porque não quis. Na decisão, a magistrada explica que o poder diretivo é da empregadora e ressalta que a documentação de adoção foi entregue ao setor de recursos humanos da entidade.

"Cabia, portanto, à reclamada determinar o afastamento da reclamante, nos termos do art. 392-A da CLT, a partir do momento em que lhe foi designada a guarda provisória do menor a ser adotado", concluiu.

 (Imagem: Freepik)

Trabalhadora com guarda provisória e impedida de usufruir licença-maternidade deve ser indenizada por farmácia. ((Imagem: Freepik)

Leia o acórdão.

Informações: TRT da 2ª região. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas