MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Padroeiro dos advogados: Conheça Igreja de Santo Ivo, na Itália
19 de maio

Padroeiro dos advogados: Conheça Igreja de Santo Ivo, na Itália

Conhecido como "defensor dos pobres", Ivo de Kermartin dedicou a vida aos mais necessitados.

Da Redação

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Atualizado às 16:16

Em 19 de maio é celebrado o Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados. Conhecido como "defensor dos pobres", Ivo de Kermartin dedicou a vida aos mais necessitados. 

Conquanto ele tenha vivido na França, na região da Bretanha, há na Itália uma belíssima igreja  em seu louvor, a Sant'Ivo alla Sapienza, localizada em Roma.

Construída no século XVII, trata-se de verdadeira obra prima do barroco romano.

Migalhas foi até o local para conhecer os detalhes. Confira a reportagem:  

Nascido em Bretanha, na França, Ivo de Kermartin bacharelou-se em Direito Civil na Universidade de Paris, e estudou também Direito Canônico. Desenvolveu seus estudos em Direito Civil ao lado de mestres como São Tomás de Aquino.

Foi juiz do tribunal eclesiástico na diocese de Rennes, onde conquistou a estima de todos pela integridade de vida e pela imparcialidade de seus juízos. Mais tarde, transformou o solar que recebeu dos pais em hospital, em asilo para velhos e crianças abandonadas. Lá estabeleceu também seu escritório para atender pobres e desamparados. 

Faleceu dia 19 de maio de 1303. Em 1347, foi canonizado pelo Papa Clemente VI.

Hoje, Santo Ivo é considerado patrono dos estudantes de Direito, defensores públicos e todos os profissionais que se relacionam com a Justiça.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas