MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gerente chamada de gorda por chefe será indenizada por danos morais
Desrespeito

Gerente chamada de gorda por chefe será indenizada por danos morais

Superiora humilhava colaboradora dizendo que, se ela não emagrecesse, não seria promovida.

Da Redação

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Atualizado às 16:14

A Justiça do Trabalho de Minas Gerais determinou que uma instituição bancária pague indenização por danos morais de R$ 5 mil a uma gerente tratada de forma desrespeitosa pela chefia.

Testemunha confirmou que a gerente-geral humilhava a empregada quando da cobrança de metas, chamando-a de gorda e dizendo que, se ela não emagrecesse, não seria promovida. A decisão é da 3ª turma do TRT-3, ao manter sentença oriunda da Vara do Trabalho de Pará de Minas.

Em seu voto, o desembargador Luis Felipe Lopes Boson, relator do caso, observou que a empregada não está obrigada a suportar tratamento ofensivo à sua dignidade. Segundo ele, todo empregador tem obrigação de zelar pela integridade da personalidade moral do empregado, que coloca o seu esforço pessoal em prol do sucesso do empreendimento econômico.

"No atual estágio da civilização, não se tolera que o empregador e/ou seus prepostos resvale para atitudes agressivas e desrespeitosas para com o trabalhador, especialmente quando a Constituição Federal preza, com muita ênfase, a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho (art. 1º, incisos III e IV)."

Juiz afirmou que indenização visa reparar o dano sofrido e desestimular a reincidência do ofensor. (Imagem: Freepik)

Juiz afirmou que indenização visa reparar o dano sofrido e desestimular a reincidência do ofensor.(Imagem: Freepik)

De acordo com a decisão, ficou provado que a atitude do banco, por meio da gerente-geral, expôs a autora a situação humilhante e constrangedora, "fazendo aflorar à superfície a figura do ato ilícito". Diante disso, o relator manteve a condenação ao pagamento de indenização por danos morais e negou provimento ao recurso da instituição, sendo acompanhado no colegiado de segundo grau.

O valor de R$ 5 mil, fixado em primeiro grau, foi considerado adequado. Para tanto, o relator levou em consideração a extensão do dano, o grau de culpa do réu e sua capacidade financeira, assim como o caráter pedagógico da reparação, além dos princípios as razoabilidade e da proporcionalidade.

O desembargador salientou ainda que a indenização visa reparar o dano sofrido e desestimular a reincidência do ofensor, sem, contudo, propiciar o enriquecimento ilícito do ofendido.

A decisão foi unânime.

Informações: TRT-3.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas