MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cachorros serão assistentes de acusação em processo contra ex-tutora
Proteção animal

Cachorros serão assistentes de acusação em processo contra ex-tutora

200 cães foram resgatados em situação de maus-tratos de um canil em Curitiba no começo do ano.

Da Redação

terça-feira, 4 de julho de 2023

Atualizado às 19:20

No Paraná, cachorros resgatados em situação de maus-tratos poderão participar de processo judicial contra a ex-tutora. Os animais serão assistentes de acusação na ação ajuizada pelo Instituto Fica Comigo, que os resgatou de um canil em Curitiba no começo do ano.

Entenda

No início de 2023, a ONG resgatou 200 cães vítimas de maus-tratos. Eles viviam sem água e comida e em um local com péssimas condições de higiene. Dois animais morreram após o resgate e metade já foi adotada. A dona do lugar chegou a ser presa e denunciada por maus-tratos.

Ao Jornal Hoje, da TV Globo, o advogado Ygor Nasser Salah Salmen, que atua no caso, disse que se baseou em um artigo do Código Penal que prevê a participação, como assistente do MP, do ofendido ou seu representante legal. Para ele, ao serem abandonados, os animais também foram ofendidos.

Ainda ao noticiário, a presidente da ONG, Carla Negochadle, destacou:

"É claro que a gente não imagina o animal participando de audiência, mas o fato deles serem representados por um advogado, que possibilite que o animal receba uma indenização, isso é perfeito, porque até então, nada disso acontece."

 (Imagem: Reprodução/TV Globo)

Cães foram resgatados de um canil no início do ano.(Imagem: Reprodução/TV Globo)

Não é inédito

Apesar de inusitada, a decisão não é inédita. Com efeito, em 2021, a 7ª câmara Cível do TJ/PR, por unanimidade, reconheceu o direito dos animais não-humanos de serem autores de ações judiciais na defesa dos seus próprios direitos.

No caso em questão, Skype e Rambo, dois cachorros vítimas de maus-tratos, procuraram a Justiça através de uma ONG de Cascaval/PR contra os antigos donos que viajaram e os deixaram sozinhos por 29 dias.

Os bichinhos pediam pensão mensal para a manutenção da própria vida digna e indenização por dano moral decorrente dos maus-tratos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas