MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Ministro reduz pena de roubo qualificado com extorsão
Penal

STJ: Ministro reduz pena de roubo qualificado com extorsão

Joel Ilan Paciornik reconheceu que o TJ/RJ aplicou critérios que reformaram in pejus a situação do recorrente.

Da Redação

terça-feira, 11 de julho de 2023

Atualizado às 07:28

Ministro Joel Ilan Paciornik, do STJ, redimensionou a pena de condenado por roubo qualificado com extorsão para 10 anos, 10 meses e 20 dias. Na decisão, reconheceu que o acórdão de apelação do TJ/RJ ao modificar o modus da dosimetria, ainda que tenha reduzido timidamente a pena, aplicou critérios que reformaram in pejus a situação do recorrente.

Consta dos autos que o homem foi condenado pela prática dos delitos tipificados no art. 158, §§ 1º e 3º, primeira parte, do CP (extorsão qualificada) e no art. 157, § 2º, II e V, e § 2º-A, I, do CP (roubo majorado), em concurso formal (art. 70, caput, do CP), à pena total de 18 anos, 4 meses e 15 dias de reclusão, em regime inicial fechado, e 60 dias-multa.

No TJ/RJ, o recurso de apelação interposto pela defesa foi parcialmente provido para readequar a dosimetria da pena para 17 anos, 8 meses, 24 dias.

No STJ, o acusado alegou afronta ao art. 617 do CPP, uma vez que o TJ/RJ, em recurso exclusivo da defesa, reformou a sentença para afastar o concurso formal e aplicar o concurso material, configurando, assim, reformatio in pejus.

O relator, ao analisar o caso, entendeu que o entendimento da Corte estadual não está em consonância com a jurisprudência do STJ, "eis que, não obstante a pena definitiva aplicada seja menor do que a arbitrada na sentença, denota-se que tal conjuntura ocorreu em razão da modificação de outros pontos do cálculo dosimétrico, de modo que a nova interpretação conferida pelo TJ/RJ é desfavorável ao ora agravante e agrava sobremaneira a sua situação".

Assim sendo, deu parcial provimento ao pedido para restabelecer a aplicação do concurso formal entre os delitos sub judice e, por conseguinte, readequar a pena definitiva para 10 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial fechado, e 27 dias-multa.

 (Imagem: Freepik)

Ministro do STJ reduziu pena de roubo qualificado com extorsão.(Imagem: Freepik)

Escritório Thais Menezes Escritório de Advocacia atua no caso.

Veja a decisão.

Thais Menezes Escritório de Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas