MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Reformatio in pejus e reforma da pena

Reformatio in pejus e reforma da pena

Em se tratando de apelação exclusiva da defesa, a lei garante ao acusado que sua condenação não seja piorada pelo Tribunal.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Atualizado às 08:20

 (Imagem: Arte Migalhas)
(Imagem: Arte Migalhas)

O princípio (ou regra) da non reformatio in pejus, previsto no art. 617, do CPP, veda o agravamento de pena quando somente o réu houver recorrido da sentença. Assim, em se tratando de apelação exclusiva da defesa, a lei garante ao acusado que sua condenação não seja piorada pelo Tribunal. Sob uma leitura estreita dessa norma, a jurisprudência ainda prevalente entende que a realização de ajustes na fundamentação da aplicação da pena, que não ocasionem seu aumento, é compatível com dito princípio. Ou seja, segundo essa corrente predominante, caso o Tribunal entenda adequado complementar ou consertar fundamentos da sentença da qual somente o réu apelou, sem que com isso a quantidade de pena seja aumentada, não haveria reformatio in pejus (STJ, AgRg no HC 551.112/MT, Rel. Min. Laurita Vaz, 6ª Turma, j. 2/3/21).

Não obstante, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal passou a entender que a non reformatio in pejus alcança também a qualidade da pena, não se restringindo a sua quantidade, conferindo ao princípio, assim, uma interpretação mais alinhada com o primado da dignidade da pessoa humana e com o sistema constitucional de garantias. Ao julgar o AgRg no RHC 194952 (Rel. Min. Ricardo Lewandowski), em 13 de abril passado, assentou-se, por unanimidade, que o "Tribunal não pode inovar na fundamentação da dosimetria da pena, contra o condenado, ainda que a inovação não resulte em aumento de pena". Nesse julgamento, citou-se o RHC 136346 (2ª Turma, Rel. Min. Gilmar Mendes, DJe 8.11.2016), em que se acolheu unanimemente a tese de que a vedação da reformatio in pejus impede toda diferença para pior, seja ela quantitativa, seja qualitativa, pois "não cabe ao Tribunal derrogar o erro constante da sentença". Sob esse olhar, portanto, a fundamentação equivocada da sentença não pode ser consertada ou inovada pelo Tribunal em recurso defensivo exclusivo para manter a pena aplicada, ainda que as circunstâncias do caso assim o permitam. O único caminho, nesse caso, é a redução da pena.

__________

Julgados citados no artigo (inteiro teor) e o link do Informativo STF (1013) com o julgado principal comentado:

STF-RHC136346-2T

STJ-AGRHC-551112-2021-03-11

Disponível aqui  - (página 21 do PDF)

Luis Otávio Sales

Luis Otávio Sales

Advogado do escritório Escritório Professor René Dotti.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca