MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP aceita denúncia contra médico Renato Kalil por parto de Shantal
Violência psicológica

TJ/SP aceita denúncia contra médico Renato Kalil por parto de Shantal

Em decisão unânime, colegiado julgou procedente recurso do MP/SP.

Da Redação

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Atualizado em 28 de julho de 2023 10:36

A 8ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP aceitou denúncia contra o médico Renato Kalil por lesão corporal e violência psicológica contra a influenciadora Shantal durante o parto de sua filha. O colegiado, em decisão unânime, julgou procedente recurso do MP/SP.

O MP/SP apresentou denúncia contra o médico Renato Kalil, obstetra, em razão de circunstâncias de violência obstétrica no parto da influenciadora Shantal Verdelho. O parquet apontou ofensa à integridade corporal da vítima, que lhe teriam causado lesões corporais de natureza leve.

Na denúncia foram apontados os danos emocionais, e enfatizado que Kalil teria utilizado da relação de poder médico-paciente para prejudicá-la, visando controlar suas ações, crenças e decisões "mediante constrangimento, humilhação, manipulação, ridicularização, causando prejuízo à sua saúde psicológica".

Entre as frases apontadas pelo MP que teriam sido ditas pelo médico estão: "faz força, porra", "não mexe, porra", "não faz força, essa viadinha", "sua filha da...", "que ódio", "olha aqui o tanto que rasgou, ficou toda arrebentada", e outras.

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

Justiça decide desarquivar processo contra Renato Kalil por parto de Shantal.(Imagem: Reprodução/Instagram)

Pelo narrado, o médico foi denunciado como incurso nas sanções do artigo 129, parágrafo 13º, e artigo 147- B, c.c. artigo 61, II, "g" (violação inerente a profissão de médico), e "h" (contra mulher grávida), ambos na forma do artigo 69, todos do Código Penal.

Em primeiro grau, o juiz de Direito Carlos Alberto Corrêa de Almeida Oliveira, da 25ª vara Criminal da Barra Funda, SP, rejeitou a denúncia por considerar que não houve demonstração de materialidade e dolo.

Agora, a 8ª Câmara de Direito Criminal reverteu a decisão e aceitou a denúncia.

Para o advogado da influenciadora, Sergei Cobra Arbex (Zulaiê Cobra Ribeiro Sociedade Advogados), foi feita a Justiça, porque as provas são contundentes para até para uma condenação, "o que dirá uma denúncia".

  • Processo: 1541195-03.2021.8.26.0050

O processo tramita em segredo de Justiça.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA