MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ julga se interrogatório de réu deve ser último da instrução penal
CPP

STJ julga se interrogatório de réu deve ser último da instrução penal

Caso foi suspenso por pedido de vista do ministro Sebastião Reis Jr.

Da Redação

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Atualizado em 24 de agosto de 2023 16:54

A 3ª seção do STJ começou a julgar se, com a expedição de precatória, que não suspende a instrução criminal, nos termos do § 1° do art. 222 do CPP, tal situação autoriza ou não a realização de interrogatório do réu em momento diverso do previsto no art. 400 do CPP e se eventual alteração da ordem implica ofensa ao contraditório e à ampla defesa.

O caso foi suspenso por pedido de vista do ministro Sebastião Reis Jr.

 (Imagem: Lucas Pricken/STJ)

STJ analisa nulidade de interrogatório por inversão da ordem.(Imagem: Lucas Pricken/STJ)

Segundo o art. 400 do CPP, "na audiência de instrução e julgamento, a ser realizada no prazo máximo de 60 dias, proceder-se-á à tomada de declarações do ofendido, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no art. 222, bem como aos esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado". 

Para o ministro Messod Azulay, relator, o interrogatório do réu deve ser o último ato da instrução criminal. 

Assim, propôs a fixação da seguinte tese:

"O interrogatório do réu é o último ato da instrução criminal. A inversão da ordem prevista no artigo 400 do CPP, na pendência do cumprimento da carta precatória, tangencia somente a oitiva das testemunhas e não o interrogatório. O eventual reconhecimento da nulidade se sujeita à preclusão e à demonstração do prejuízo para o réu."

O relator, então, conheceu e não proveu o REsp 1.946.472. Quanto ao REsp 1.933.759, conheceu parcialmente e proveu para reconhecer a nulidade do interrogatório.

O desembargador convocado João Batista Moreira divergiu do relator no sentido de que o interrogatório do réu é o último ato da instrução criminal e se for desobedecida a ordem, está nulo, independentemente do caso concreto.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas