MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano não é obrigado a custear exames pedidos por nutricionistas
Saúde

Plano não é obrigado a custear exames pedidos por nutricionistas

Segundo magistrado, legislação não obriga custeio de análises laboratoriais requeridas por nutricionistas.

Da Redação

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Atualizado às 14:59

Operadoras de plano de saúde não são obrigadas a custear exames laboratoriais requeridos por nutricionistas. Decisão é do juiz de Direito substituto do 2º grau, Arnaldo Freire Franco, da 11ª vara de Relações de Consumo de Salvador/BA. Magistrado entendeu que exigir a cobertura dos exames pela seguradora seria criar obrigação não prevista em lei.

O MP/BA propôs ação civil pública contra plano de saúde alegando danos aos usuários devido ao plano não cobrir exames requisitados por nutricionistas.

Consta nos autos que o motivo da negativa de custeio seria a lei 9.656/98, a qual só prevê cobertura se o exame for solicitado por médico assistente. Assim, o usuário precisa passar por médico para reiterar solicitação do nutricionista.

O parquet argumentou que a lei 8.234/91 confere aos nutricionistas a possibilidade de solicitar exames laboratoriais para acompanhamento, de modo que o custeio pelo plano de saúde seria obrigatório.

 (Imagem: Freepik)

Conforme sentença, não há previsão legal que obrigue planos ao custeio de exames solicitados por nutricionistas.(Imagem: Freepik)

Inexistência de previsão legal

Na sentença, o magistrado considerou que apesar de existir previsão legal para que nutricionistas solicitem exames laboratoriais (art. 4º, VIII, lei 8.234/91), inexiste norma que obrigue a operadora a custear tais exames. Segundo o exarado na decisão, o art. 12, I, "b", da lei 9.656/98, assim como a RN 465/21 da ANS, apenas preveem a obrigatoriedade de cobertura de exames prescritos pelo médico assistente do beneficiário.

O juiz apontou que a lei 9.656/98 é posterior à lei 8.234/91, de modo que, a vontade do legislador não foi incluir exames solicitados por nutricionista na cobertura obrigatória. Assim, o magistrado concluiu que obrigar o plano a cobrir tais exames seria criar um dever não previsto em lei. 

"Destaca-se que apesar de haver previsão legal para que os nutricionistas solicitem exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietético [...] inexiste previsão legal que obrigue a operadora a custear os referidos exames."

Salientou, ainda, que o TRF da 1ª região julgou improcedente ação civil pública proposta pelo Conselho Federal de Nutrição que objetivava compelir a ANS a atualizar o rol e incluir na cobertura as prescrições por nutricionistas. Como os planos já ofereciam cobertura para exames prescritos por médicos, o TRF entendeu que não havia prejuízos aos beneficiários.

Os advogados Carlos Harten e Leonardo Cocentino, do Queiroz Cavalcanti Advocacia, defenderam os interesses da seguradora na ação.

Veja a sentença.

Queiroz Cavalcanti Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas