MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre, aos 92 anos, José Gregori, ex-ministro da Justiça de FHC
Falecimento

Morre, aos 92 anos, José Gregori, ex-ministro da Justiça de FHC

Formado pela Faculdade de Direito da USP, o jurista possui longa história na defesa da cidadania, dos Direitos Humanos e da democracia.

Da Redação

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Atualizado às 08:13

Morreu neste domingo, 3, aos 92 anos, José Gregori, advogado, ex-ministro da Justiça do governo FHC (entre 2000 e 2001) e ex-secretário nacional dos Direitos Humanos. O jurista estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.

Gregori deixa as filhas Maria Stella, Maria Filomena, Maria Cecília e os netos José Guilherme, Tom, Lili e Ana Catarina.

O velório será nesta segunda-feira, das 8h às 14h, na Funeral Home, no bairro da Bela Vista, em SP. O enterro está marcado para às 15h no Cemitério da Consolação.

Formado pela Faculdade de Direito da USP, o jurista possui longa história na defesa da cidadania, dos Direitos Humanos e da democracia. Foi signatário da "Carta ao Brasileiros", de 1977, e uniu forças em prol da "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros - Estado Democrático de Direito Sempre", que foi lida no Pátio das Arcadas, em 11 de agosto do ano passado.

Zé Gregori, como era conhecido, também fundou e integrava a Comissão Arns, organização da sociedade civil que atua na defesa dos Direitos Humanos.

Em 2011, o jurista foi empossado na APL - Academia Paulista de Letras, na cadeira de número 15.

 (Imagem: William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress)

Ex-ministro da Justiça José Gregori.(Imagem: William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress)

Homenagens

No Twitter, o presidente Lula prestou uma homenagem a José Gregori:

"O jurista José Gregori sempre foi um grande defensor dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito no Brasil, principalmente nos momentos mais desafiadores para nossa democracia.

Defendeu sempre seus ideais, mesmo nos momentos mais difíceis da nossa história recente.

Neste momento de tristeza, envio meu abraço aos seus familiares, amigos, companheiros de militância política e admiradores."

hasTwitter

O presidente da OAB, Beto Simonetti, também manifestou pesar:

"José Gregori foi um destacado defensor do Estado Democrático de Direito e dos direitos e liberdades fundamentais. Neste momento de dor, a OAB se solidariza com familiares e amigos de um dos grandes nomes do direito de nosso tempo."

Gabriel Chalita, professor e escritor, também homenageou Gregori:

"Faleceu o grande brasileiro José Gregori. Um homem que dedicou a vida aos direitos humanos e aos valores mais caros à democracia. Um grande amigo. Vai fazer falta."

hasTwitter

Patrocínio

Patrocínio Migalhas