MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ julgará sob repetitivos se IDPJ é compatível com execução fiscal
Repetitivo

STJ julgará sob repetitivos se IDPJ é compatível com execução fiscal

Segundo relator do caso, a discussão apresenta grande impacto jurídico e financeiro, pois aborda interesse da Fazenda Pública, que busca o caminho mais rápido e efetivo para cobrar seus créditos.

Da Redação

sábado, 16 de setembro de 2023

Atualizado às 16:37

Sob o rito dos recursos repetitivos, a 1ª seção do STJ vai definir se o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, previsto nos arts. 133 e seguintes do CPC, é compatível com o rito da execução fiscal (lei 6.830/80). Caso haja compatibilidade, serão verificadas as hipóteses de imprescindibilidade de sua instauração, considerando o fundamento jurídico do pedido de redirecionamento da execução.

Como representativos da controvérsia - cadastrada na base de dados do Tribunal como Tema 1.209 -, foram afetados os recursos especiais 2.039.132, 2.013.920, 2.035.296, 1.971.965 e 1.843.631, de relatoria do ministro Francisco Falcão.

O colegiado determinou a suspensão de todos os processos que envolvam a mesma matéria em primeira e segunda instâncias, e também no STJ, como previsto no art. 1.037, inciso II, do CPC.

Em um dos processos que serão analisados sob o rito dos repetitivos, a Fazenda Nacional interpôs agravo de instrumento contra decisão de 1º grau que não permitiu o redirecionamento da execução fiscal e instaurou o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, nos termos do art. 133 do CPC.

 (Imagem: Francisco Aragão/Flickr.)

STJ discute se incidente de desconsideração da personalidade jurídica é compatível com execução fiscal.(Imagem: Francisco Aragão/Flickr.)

O TRF da 3ª região manteve a decisão do juízo, confirmando a obrigatoriedade da prévia instauração do incidente para a comprovação da responsabilidade do sócio diante da dissolução irregular da pessoa jurídica.

O ministro Francisco Falcão apontou que a discussão sobre a compatibilidade da execução fiscal com o incidente, assim como as hipóteses em que ele é indispensável, são "causa notória de multiplicidade de processos, inclusive em trâmite perante esta corte, sendo necessária a uniformização do entendimento, tendo em vista a divergência entre as turmas da 1ª seção".

Ainda segundo o relator, a discussão apresenta grande impacto jurídico e financeiro, pois aborda interesse da Fazenda Pública, que busca o caminho mais rápido e efetivo para cobrar seus créditos. Por outro lado, lembrou o magistrado, os particulares sustentam o direito à ampla defesa antes do redirecionamento das execuções.

Confira aqui o acórdão.

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas