MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ elege três mulheres para vagas no CNJ e no CNMP
Eleição

STJ elege três mulheres para vagas no CNJ e no CNMP

Indicadas passarão por sabatina no Senado antes da nomeação pelo presidente da República.

Da Redação

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Atualizado em 14 de setembro de 2023 18:55

Em sessão realizada nesta, quarta-feira, 13, o pleno do STJ elegeu três mulheres para o preenchimento de duas vagas no CNJ e de uma vaga no CNMP. Participaram da eleição 24 ministros.

Para as vagas no CNJ, foram indicadas a desembargadora Mônica Autran Machado Nobre, do TRF da 3ª região, que obteve 18 votos, e a juíza Federal da 2ª região Daniela Pereira Madeira, que recebeu 22 votos. Para a vaga no CNMP, o pleno escolheu a juíza Federal da 5ª região Cíntia Menezes Brunetta, com 20 votos.

 (Imagem: Antonio Carlos Rodrigues/Flickr | Luiz Silveira/Agência CNJ | Reprodução/JFCE)

STJ escolhe mulheres para duas vagas no CNJ e uma no CNMP.(Imagem: Antonio Carlos Rodrigues/Flickr | Luiz Silveira/Agência CNJ | Reprodução/JFCE)

indicação de mulheres no Judiciário tem sido clamada pelos órgãos públicos. No último dia 29, Lula indicou a advogada Daniela Teixeira para compor o Tribunal, de modo que, após aprovação no Senado, o STJ deverá ter 21% de ministras.

Sabatina no Senado

De acordo com o art. 103-B da CF, compete ao STJ indicar um juiz federal e um membro de TRF para a composição do CNJ. O artigo 130-A da Constituição atribui à corte a indicação de um juiz para o CNMP.

As candidatas escolhidas pelo Pleno serão sabatinadas na CCJ do Senado e precisarão ser aprovadas pelos senadores em plenário antes da nomeação pelo presidente da República. O mandato é de dois anos.

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS
OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS O Oliveira & Araújo Sociedade de Advogados, é um moderno escritório de advocacia privada e consultoria jurídica registrado na OAB/MG sob o número 3.549, e que se dedica há cerca de 15 anos, principalmente à administração de contencioso de massa...

instagram
SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram