MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST elege representantes da Justiça do Trabalho para o CNJ
Conselho

TST elege representantes da Justiça do Trabalho para o CNJ

Foram indicados o ministro Caputo Bastos, o desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha e o juiz do trabalho José Guimarães Feliciano. Nomes seguem para o Senado.

Da Redação

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Atualizado às 08:51

Pleno do TST, em sessão realizada nesta segunda-feira, 16, elegeu os representantes da Justiça do Trabalho para compor o CNJ no próximo biênio, nas vagas de conselheiros da Justiça do Trabalho.

Os indicados foram o ministro Caputo Bastos, do TST, o desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, do TRT da 1ª região e o juiz do Trabalho Guilherme Guimarães Feliciano, do TRT da 15ª região.

Os nomes serão encaminhados ao Senado Federal, onde os indicados serão sabatinados pela CCJ e submetidos ao Plenário, para, em seguida, serem nomeados pelo presidente da República.

 (Imagem: Lucas Castor/Agência CNJ)

TST elege representantes da Justiça do Trabalho para o CNJ.(Imagem: Lucas Castor/Agência CNJ)

Os indicados deverão substituir, respectivamente, o ministro Vieira de Mello Filho, a desembargadora Jane Granzoto Torres da Silva, do TRT da 2ª região, e o juiz Giovanni Olsson, do TRT da 12ª região, atuais representantes da Justiça do Trabalho.

De acordo com o artigo 103-B da CF, o CNJ é composto de 15 membros com mandato de dois anos. A composição conta com um ministro ou ministra do TST, um juiz ou uma juíza de Tribunal Regional do Trabalho e um juiz ou uma juíza do Trabalho, por indicação do TST.

Ministro Caputo Bastos

Guilherme Augusto Caputo Bastos nasceu em Juiz de Fora/MG, é bacharel em Ciências Econômicas e em Direito (UnB), com pós-graduação em Direito do Trabalho (Ceub) e em Direito Material e Processual do Trabalho (Universidade de León, na Espanha) e doutorado em Direito Desportivo. Ingressou na magistratura trabalhista em 1989 e, em 1992, foi nomeado desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT). Em 4 de outubro de 2007, tomou posse como ministro do TST. Caputo Bastos é fundador da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD) e presidente da Academia Brasileira de Direito Portuário e Marítimo (ABDPM). Em 2022, exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

Desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha

É formado em Direito pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, doutor em Direito e especialista em negociação coletiva e Direito Sindical pela Universidade Complutense de Madri (Espanha). Juiz do Trabalho desde 1991 e desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) desde 2005, onde integra o Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SEDIC) e preside a Oitava Turma do órgão. É professor de Direito do Trabalho e Processo.

Juiz Guilherme Guimarães Feliciano

O juiz é titular da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté (SP), professor associado do Departamento de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP, livre-docente em Direito do Trabalho e doutor em Direito Penal pela USP e em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (2014). Coordena o Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho da Universidade de Taubaté (Unitau) e presidiu a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) no biênio 2017/2019.

Informações: TST. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas