MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF derruba censura de reportagens sobre morte de Mãe Bernadete
Liberdade de expressão

STF derruba censura de reportagens sobre morte de Mãe Bernadete

Ao atender a pedido do site Intercept Brasil, o ministro Luiz Fux destacou que o STF assegura a liberdade de expressão e veda a censura prévia.

Da Redação

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Atualizado às 15:33

Ministro Luiz Fux, do STF, suspendeu decisões da Justiça da Bahia que haviam determinado a retirada de reportagens do site Intercept Brasil sobre o assassinato da ativista quilombola Mãe Bernadete em agosto deste ano.

As matérias jornalísticas envolvem empresa de tratamento de resíduos, com os títulos "Mãe Bernadete e Binho do Quilombo lutavam contra empresa de filho de ex-governador da Bahia antes de serem mortos" e "Mãe Bernadete: o filho do ex-governador quer controlar a narrativa. Um juiz acatou". O proprietário conseguiu na Justiça estadual decisões para retirar do ar o conteúdo jornalístico.

 (Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Em liminar de Luiz Fux, STF derruba censura de reportagens sobre morte de Mãe Bernadete.(Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Censura prévia

Ao conceder liminar na RCL 63.151, ajuizada pelo site, ministro Luiz Fux lembrou que o STF, no julgamento da ADPF 130, posicionou-se de forma veemente em favor da proteção da liberdade de expressão e contra a possibilidade de censura prévia.

Segundo o relator, o entendimento do Supremo é no sentido de que, no conflito entre o direito à liberdade de imprensa e os direitos da personalidade, como a privacidade e a honra, o primeiro deve preponderar no momento inicial, impedindo a censura prévia a quaisquer conteúdos ou opiniões que possam ter, ainda que indireta e remotamente, interesse público.

O ministro apontou que a defesa dos direitos da personalidade pelo Judiciário em casos como o dos autos deve ocorrer em um momento posterior, mediante a garantia de direito de resposta e de eventual responsabilização penal e civil decorrente de abusos.

Informações públicas

Em uma análise preliminar, o relator não verificou situação que possibilite a excepcionalíssima intervenção do Judiciário para a remoção de conteúdo jornalístico. Isso porque os dados veiculados nas reportagens são públicos e se relacionam ao assassinato de Mãe Bernadete, ao seu histórico de ativismo e à disputa pelo terreno do quilombo Pitanga dos Palmares.

De acordo com o ministro Luiz Fux, o conteúdo eventualmente injurioso ou calunioso das publicações será apurado na via judicial cabível e poderá gerar a responsabilização penal ou civil posterior, "nada justificando sua censura de plano".

Caso

Maria Bernadete Pacífico tinha 72 anos e era ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho/BA. Ela foi executada a tiros, e seus familiares, feitos reféns. 

O crime foi cometido na noite de 17 de agosto, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Segundo o filho de Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, o crime ocorreu enquanto ela via televisão. Ele informou que a mãe era ameaçada desde 2016.

Leia a decisão.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas