MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF homenageia Mãe Bernadete e cobra esclarecimentos
Supremo | Sessão

STF homenageia Mãe Bernadete e cobra esclarecimentos

Líder quilombola foi assassinada a tiros em sua residência.

Da Redação

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Atualizado às 18:41

STF fez um minuto de silêncio, na sessão desta quarta-feira, 23, em homenagem à líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada a tiros na última quinta-feira, 17, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho/BA.   

No início da sessão, ministra Rosa Weber lembrou que, em julho deste ano, reuniu-se com Mãe Bernadete e ouviu relatos acerca de casos de violência em comunidades quilombolas.

"Fatos como esse mostram que nós temos um longo caminho a percorrer como sociedade no sentido de um avanço civilizatório, no sentido da efetivação dos direitos fundamentais, que a nossa Constituição cidadã assegura a todos."

Antes do assassinato, na condição de presidente do CNJ, a ministra anunciou a instalação de um grupo de trabalho para elaborar propostas para ampliar a atuação do Judiciário nos processos envolvendo comunidades quilombolas.

Em razão do assassinato de Mãe Bernadete, o CNJ antecipará a reunião do Grupo de Trabalho.

No dia seguinte ao assassinato, em nota, a ministra já havia manifestado pesar e cobrado esclarecimentos.

"As autoridades locais devem adotar providências para o urgente esclarecimento e a reparação do acontecido, a fim de que sejam responsabilizados aqueles que patrocinaram o covarde enredo e para que os familiares de Mãe Bernadete e outras lideranças locais sejam imediatamente protegidos."

 (Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

Mãe Bernadete foi assassinada a tiros na porta de sua residência na Bahia.(Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

Caso

Maria Bernadete Pacífico tinha 72 anos e era ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho/BA. Mãe Bernadete foi executada a tiros e seus familiares feitos reféns. Segundo o filho de Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, o crime ocorreu enquanto ela via televisão. Ele informou que a mãe era ameaçada desde 2016.

Após o crime, o governo da Bahia decidiu revisar todos os protocolos de proteção de defensores de direitos humanos. O governo Estadual também anunciou que está reforçando a segurança de ativistas do Quilombo Pitanga dos Palmares, onde o crime ocorreu e de outras comunidades.

Os parentes de Mãe Bernadete foram retirados da comunidade e levados para outros locais. O caso é investigado pela Polícia Civil. 

Fonte: STF.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA