MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mendonça pede vista em ação que analisa empreendimentos em cavernas
STF

Mendonça pede vista em ação que analisa empreendimentos em cavernas

Ministros decidiriam se referendavam, ou não, liminar do relator (Lewandowski), que suspendeu parte do decreto que altera a legislação de proteção a cavernas, grutas, lapas e abismos e permite a exploração, até mesmo, daquelas com grau máximo de proteção.

Da Redação

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Atualizado às 18:47

Ministro André Mendonça, do STF, pediu vista e suspendeu julgamento virtual que analisava decreto 10.935/22, editado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que modifica as regras de exploração de cavernas no Brasil e permite a construção de empreendimentos.

Os ministros decidiriam se referendavam, ou não, liminar do relator, ministro Ricardo Lewandowski, que determinou a suspensão do dispositivo. Antes da vista, cinco ministros (Cármen, Rosa, Toffoli, Fachin e Nunes Marques) acompanharam o relator.

Entenda

Em janeiro de 2022, o partido Rede Sustentabilidade ajuizou ação com pedido de medida liminar para suspender os efeitos do decreto do ex-presidente Bolsonaro que altera a legislação de proteção às cavidades naturais subterrâneas, que incluem cavernas, grutas, lapas e abismos. Na ADPF, o partido argumenta que a medida é um retrocesso ambiental.

O decreto 10.935/22 mantém a classificação das cavidades por grau de relevância de baixa a máxima, de acordo com sua complexidade geológica e ambiental. Entretanto, revoga integralmente o decreto 99.556/90, que impedia a realização de qualquer atividade capaz de causar danos irreversíveis em cavidades de grau máximo de relevância.

Um mês após o ajuizamento da ação, o relator do caso, ministro Lewandowski, suspendeu dispositivos do referido decreto. Em análise preliminar, S. Exa. considerou o risco de danos irreversíveis às cavidades naturais subterrâneas e suas áreas de influência.

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

STF: Ministro André Mendonça pede vista em ação que analisa empreendimentos em cavernas.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

Voto do relator

Em plenário virtual, Lewandowski votou por referendar sua decisão liminar. S. Exa. asseverou que algumas das alterações, na prática, "ensejam a possibilidade da exploração de cavidades naturais subterrâneas, sem maiores limitações, inclusive daquelas classificadas com o grau máximo de proteção, aumentando substancialmente a vulnerabilidade dessas áreas de interesse ambiental, até o momento áreas intocadas".

S. Exa. também destacou que as condições impostas pela norma para que cavernas classificadas como de máxima relevância sofram impactos irreversíveis são incompatíveis com o princípio da proteção desse patrimônio natural, "não apenas aos brasileiros, mas à própria humanidade como um todo".

No mais, o relator pontuou que a regra faz menção, como um dos requisitos para a exploração desses bens naturais, à demonstração de que os possíveis impactos adversos decorrerão de empreendimento considerado de "utilidade pública". E, em sua avaliação, trata-se de "um conceito juridicamente indeterminado, o qual confere, por sua amplitude e generalidade, um poder discricionário demasiadamente amplo aos agentes governamentais responsáveis".

A ministra Cármen Lúcia e Rosa Weber e os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin e Nunes Marques acompanharam o entendimento. 

Em seguida, o ministro André Mendonça pediu vista dos autos.

Leia o voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas