MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O meio ambiente e a agenda 2030

O meio ambiente e a agenda 2030

A Agenda 2030 sucedeu a Agenda 21, resultante da ECO-92, realizada no Rio, e lista 17 Objetivos, os ODS, abrangendo aspectos para o salvamento do Meio Ambiente.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atualizado às 08:11

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Notícia positiva para o Meio Ambiente; uma Agenda que traz proposta para a participação voluntária de empresas brasileiras no desenvolvimento das metas de sustentabilidade, contrapondo o atual cenário distópico: Trata-se da Agenda 2030, uma iniciativa global liderada pela ONU, que tem a adesão do Brasil, contendo a Plataforma de Sustentabilidade Empresarial. Nela, são definidos os pontos essenciais para alavancar questões objetivas, onde se encontram destaques sobre o Meio Ambiente. Apresenta a opção de modelagem de estratégias de negócios, favorecendo o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, específico para cada empreendimento.

A Agenda 2030 sucedeu a Agenda 21, resultante da ECO-92, realizada no Rio, e lista 17 Objetivos, os ODS, abrangendo aspectos para o salvamento do Meio Ambiente. Foi desenvolvida sob o lema "ninguém será deixado para trás" e envolve metas socioambientais e econômicas. São objetivos ousados, mas que passam o dever de casa a cada participante. Abre a possibilidade de participação direta, com caráter voluntário, para instituições privadas comprometidas com a promoção do desenvolvimento sustentável.  Torna possível a inclusão de empresas na Rede Brasil do Pacto Global, com crescente número de empreendimentos aderindo aos Princípios Universais nas práticas empresariais, que envolvem Princípios de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, de Proteção Ambiental e Anticorrupção. Essa participação direta permite uma possibilidade inédita para os empreendimentos, na medida em que impulsiona a adoção de metas objetivas imediatas, alinhando atividades privadas ao esforço de sustentabilidade global; agrega valor à marca - a qual soma benefícios sensíveis pelo seu reconhecimento - e resulta prestígio e lucros. A adesão é descomplicada, e se dá à distância através da internet. Os ajustes e adequações devem ocorrer através de pessoal especializado, em investimento com retorno garantido. Durante a pandemia, vem se verificando demanda significativa, e ajustes administrativos corporativos tem priorizado os princípios da Agenda. Esse mecanismo, que representa um esforço considerável, possibilita uma forma efetiva de alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, que é o eixo central da Agenda 2030. É um chamamento à iniciativa privada para a participação efetiva, somando esforços em objetivos comuns de sustentabilidade, se deslocando da retórica ambiental para a prática.

Hélio Gurgel Cavalcanti

Hélio Gurgel Cavalcanti

Sócio de Martorelli Advogados e titular da área de Direito Ambiental.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca