MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bafômetro: Motoristas conseguem anular multa por falta de notificação
Trânsito

Bafômetro: Motoristas conseguem anular multa por falta de notificação

Magistrados entenderam que jurisprudência é pacífica ao prever dupla notificação.

Da Redação

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Atualizado às 14:06

Juízes Federais de SC arquivam processos por constatar que condutores de veículos que se recusaram a fazer teste de embriaguez não receberam notificação da infração. Segundo os magistrados, Eduardo Kahler Ribeiro, da 4ª vara Federal de Florianópolis/SC e Diógenes Tarcísio Marcelino Teixeira, da 3ª vara Federal de Florianópolis/SC, é pacífica jurisprudência que considera necessária a dupla notificação do condutor.

Nos processos, os motoristas pediram anulação da multa e suspensão do procedimento administrativo, argumentando que não foram notificados para apresentarem defesa quanto à acusação de recusa de teste para constatação de embriaguez.

Em um dos casos, a União não provou a assinatura do condutor no auto de infração, nem a notificação via postal. No outro, provou apenas a notificação no auto de infração.

 (Imagem: Diogo Zanatta/PressDigital/Folhapress)

Consta dos autos que motoristas não fizeram teste do bafômetro e, como não foram notificados da infração, pediram anulação das multas.(Imagem: Diogo Zanatta/PressDigital/Folhapress)

Conforme sentenças, a jurisprudência é pacífica quanto à necessidade de dupla notificação: a primeira quando da imposição da infração e a segunda quanto à aplicação da penalidade. Tal entendimento consta da Súmula 312 do STJ.

Ao final, os juízes entenderam que a notificação do condutor não foi efetivada, julgaram nulas as multas e determinaram o arquivamento dos processos. 

Segundo o advogado Guilherme Jacobi do escritório Jacobi Advocacia, que patrocinou os condutores, os casos destacam a essencialidade do respeito ao devido processo legal nas penalidades de trânsito.

Veja as sentenças dos juízes das e varas Federais de Florianópolis/SC.

Jacobi Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA