MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ aprova resolução que institui Exame Nacional da Magistratura
Concurso público

CNJ aprova resolução que institui Exame Nacional da Magistratura

Aprovação em prova constituirá requisito prévio para inscrição em concursos da magistratura de cada tribunal.

Da Redação

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Atualizado às 18:18

Nesta terça-feira, 14, CNJ aprovou, por unanimidade, resolução estabelecendo o Exame Nacional da Magistratura. A prova será realizada pela Escola Nacional de Magistratura e aplicada como requisito prévio para a disputa dos concursos de magistratura dos tribunais.

A Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e a Enamat - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho, em conjunto com representantes da OAB e do CNMP, formarão a comissão de concurso. 

O exame será aplicado ao menos uma vez por ano, de forma simultânea nas capitais de todos os Estados e no DF. 

A prova objetiva, de caráter eliminatório, terá 50 questões e, segundo a resolução, privilegiarão "raciocínio, resolução de problemas e vocação para magistratura". 

Serão aprovados candidatos com pelo menos 70% de acertos na prova, ou, no caso de autodeclarados negros ou indígenas, ao menos 50% de acertos. O comprovante de aprovação será usado para que o candidato aplique para vaga nos concursos de tribunais. 

A resolução não se aplica a concurso com editais já publicados. 

Como é atualmente

O ingresso na carreira da magistratura é feito por concurso público nos moldes da resolução CNJ 75/09.

Atualmente, são três as etapas para aprovação no concurso: prova objetiva, escrita e oral. Há também exame psicotécnico, de sanidade física e mental, sindicância da vida pregressa e investigação social.

Informações: CNJ

Patrocínio

Patrocínio Migalhas