MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF altera regimento para retornar ação penal para as turmas
Regimento alterado

STF altera regimento para retornar ação penal para as turmas

Julgamento ocorre em sessão administrativa virtual que será finalizada nesta quinta-feira, 7.

Da Redação

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Atualizado em 9 de dezembro de 2023 10:23

O STF decidiu alterar o regimento da Corte para devolver às turmas o julgamento de denúncias e ações penais. 

Com a alteração, volta a ser das turmas a competência para julgar inquéritos e ações penais sobre crimes comuns contra deputados e senadores. Também retorna às turmas a atribuição de julgar, nos crimes comuns e de responsabilidade, os ministros de Estado e os comandantes da Marinha, do exército e da aeronáutica, os membros dos Tribunais Superiores e do TCU e os chefes de missão diplomática de caráter permanente.

O plenário permanece com a atribuição de processar e julgar, nos crimes comuns, o presidente e o vice-presidente da República, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, os ministros do STF e o PGR.

Relembre 

Originalmente, a competência para julgar ações penais era do plenário. O congestionamento da pauta em razão do "Mensalão", julgado entre 2007 e 2013, motivou o deslocamento para as turmas, em 2014, de forma a possibilitar a resolução das ações criminais no menor tempo possível. Em 2020, quando o STF limitou o foro aos crimes de agentes públicos praticados no exercício e em razão da função pública, foi restaurada a competência do plenário.

Celeridade na tramitação

Os ministros acompanharam, por maioria, voto do presidente, ministro Luís Roberto Barroso, que argumentou que o julgamento das ações penais pelo plenário contribui para a morosidade da tramitação e do julgamento desses processos, bem como para a disfuncionalidade da atuação da Corte.

Segundo S. Exa. a mudança tem objetivo de assegurar a garantia constitucional da razoável duração do processo, contribuindo para a celeridade, funcionalidade e racionalidade da atuação do Supremo.

"As propostas de alteração de dispositivos do RI-STF para delegar parte da competência criminal originária às Turmas e extinguir a figura do Revisor têm o objetivo primordial de racionalizar a distribuição do acervo criminal, reduzindo a sobrecarga do Plenário sem gerar ônus excessivo aos órgãos fracionários. Também com o intuito de racionalização do sistema, tendo por base o princípio da eficiência (art. 37, da CF/88), propõe-se que as alterações regimentais ora submetidas à apreciação do Plenário não se apliquem às ações penais originárias instauradas até a data da publicação desta emenda."

Para Barroso, a medida permite realizar, em maior extensão, o princípio do juiz natural, uma vez que ela evita que a alteração de competência seja aplicada retroativamente a inquéritos e ações penais em curso. 

Em seguida, o ministro citou o excesso de processos da Corte devido as investigações dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, que já resultaram em mais de 1,3 mil ações penais.

"Episódios de graves ataques às instituições e à democracia, que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da República, no dia 8 de janeiro de 2023, trouxeram de volta ao Tribunal o panorama de excesso de processos e de possível lentidão na sua tramitação e julgamento."

O presidente da Corte também votou para derrubar a figura do revisor nas ações penais, responsável por analisar o trabalho desenvolvido pelo relator em relação aos aspectos formais antes que os casos sejam julgados.

"Na prática, porém, a revisão tem funcionado como uma formalidade que pouco contribui para aprofundar a análise dos processos e, ainda, impacta, de forma relevante, a celeridade dos julgamentos. O avanço tecnológico tornou ainda mais anacrônica a figura do revisor."

Exclusão do revisor

O presidente da Corte também votou para derrubar a figura do revisor nas ações penais, responsável por analisar o trabalho desenvolvido pelo relator em relação aos aspectos formais antes que os casos sejam julgados.

"Na prática, porém, a revisão tem funcionado como uma formalidade que pouco contribui para aprofundar a análise dos processos e, ainda, impacta, de forma relevante, a celeridade dos julgamentos. O avanço tecnológico tornou ainda mais anacrônica a figura do revisor."

Os ministros acompanharam o voto do relator na íntegra. Apenas o ministro Luiz Fux acompanhou com ressalvas.

Leia o voto de Barroso.

 (Imagem: Nelson Jr/SCO/STF)

STF: Maioria altera regimento para devolver às turmas julgamentos de ações penais.(Imagem: Nelson Jr/SCO/STF)

Entenda o pedido

A iniciativa de abordar as ações penais surgiu em resposta ao pedido formulado pela OAB ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira no mês passado.

O ofício, entregue na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em Belo Horizonte/MG, ressaltou, ainda, a necessidade da garantia da sustentação oral. Durante o evento, em uma entrevista exclusiva para a TV Migalhas, Barroso afirmou que submeteria a proposta aos colegas do STF, destacando que a própria Corte já discutia a questão há algum tempo.

"Nas turmas, elas podem ser julgadas com mais celeridade, sem prejudicar o plenário e, como regra geral, com a sustentação oral pelo advogado. Vai ser uma norma a valer daqui para frente."

Modelo vigente anteriormente

A primeira incursão do STF no julgamento de ações penais nas turmas ocorreu durante o escândalo do mensalão. Naquela época, a agenda do tribunal ficou sobrecarregada com dezenas de processos envolvendo políticos, desviando o foco da pauta constitucional. A solução encontrada para desafogar o plenário foi transferir a responsabilidade para os colegiados.

Essa abordagem persistiu durante o auge da operação Lava Jato, sendo desfeita apenas em 2020, durante a gestão do ministro Luiz Fux. Com o avanço dos processos criminais derivados da investigação da força-tarefa, o tribunal optou por retomar os julgamentos das ações penais no plenário.

Análise

Devido a relevância do tema, a OAB teceu considerações acerca da decisão:

"Uma vitória da cidadania. A Constituição Federal determina que o advogado é essencial ao processo judicial justo. O STF reconhece essa importância e aplica a Constituição ao determinar que os julgamentos penais sejam presenciais com a participação do advogado e o exercício do direito de defesa", afirma o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

"Mais um êxito significativo da gestão liderada por Beto Simonetti. O resultado de um diálogo de alto nível empreendido pelos presidentes da OAB e do STF. O ministro Luís Roberto Barroso demonstra sensibilidade e compromisso com o cumprimento da Constituição Federal, assegurando o devido processo legal e o direito à ampla defesa", diz o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas